Seleção brasileira de vôlei no Canadá

0
613

Seleção masculina virá a Toronto pela Liga Mundial em maio e participará dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 rumo ao tricampeonato.

Por Danielle Marinho e Sacha Vaz

Os jogos mundiais de vôlei ocorrerão em Toronto entre os dias 18 e 20 de maio, e as Olimpíadas começam a partir do dia 27 de julho a 12 de agosto em Londres.

Desde que o vôlei passou a fazer parte do programa olímpico, em Tóquio 1964, o Brasil sempre foi representado pela seleção masculina e nesse ano, não será diferente. Os Jogos Olímpicos de Londres começam a partir do dia 27 de julho a 12 de agosto. Apesar de já ter conquistado grandes marcos na história do esporte, entre eles uma medalha de prata em Los Angeles 1984, ouro em Barcelona 1992 e Atenas 2004, além de prata em Pequim 2008, o Brasil está em busca do tricampeonato.

A equipe feminina conseguiu vaga pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e a partir daí, também jogaram em todas as edições, conquistando bronze em Atlanta 1996 e Sidney 2000, e ouro em Pequim 2008.

Após conquistar medalha de bronze na Copa do Mundo de Vôlei, em Dezembro do ano passado com vitória sobre o Japão, em Tóquio, a equipe masculina garantiu sua classificação e nova chance para o ouro olímpico, dessa vez em Londres.

De acordo com Bruno Rezende, levantador da seleção e filho do técnico Bernardinho, participar de mais uma Olimpíada é uma responsabilidade grande porque ter o Brasil presente em todas as edições mostra a tradição do voleibol brasileiro.

“Este é o ano mais esperado do ciclo e como em todas as competições que entramos, nosso objetivo é vencer. Nossos fãs têm uma grande expectativa sobre nós e por isso queremos muito conquistar a medalha de ouro em Londres. O voleibol masculino está bem equilibrado e eu acredito que Rússia, Polônia, Itália, Argentina e Estados Unidos são as principais forças”, diz Bruno.

De acordo com o calendário desse ano, antes de ir a Londres, a seleção brasileira de vôlei passará o feriado da rainha Victoria em terra canadense. Na Liga Mundial, o Brasil, que é considerado número um do mundo, realizará três jogos no Ricoh Coliseum, em Toronto, de 18 a 20 de maio.

Segundo Bruninho, como é conhecido neste meio, a equipe fará de tudo para vencer todas as grandes competições desse ano. “Apesar de o grande foco ser nas Olimpíadas, vamos nos concentrar em fazer uma grande campanha também na Liga Mundial.”

O Canadá que não disputava a competição desde 2007, receberá o primeiro confronto onde o Brasil enfrentará seus adversários do grupo B: Canadá, seleção colocada em 19º lugar no mundo; Polônia, considerada a quarta melhor seleção do mundo e Finlândia, na 27º posição no ranking mundial. Haverá duas partidas em cada um dos três dias – uma à tarde e uma à noite, um total de seis partidas. As outras chaves da competição são: a atual campeã, Rússia, que enfrentará Cuba, Sérvia e Japão no A; Itália, Estados Unidos, França e Coréia do Sul no C; e Argentina, Bulgária, Alemanha e Portugal no D.

Na sequência, as equipes do grupo B jogarão em Katowice, na Polônia, de um a três de Junho. As partidas no Brasil, que ocorrerão em São Bernardo do Campo, estão marcadas para os dias oito, nove e 10 de junho. Na última rodada da fase classificatória, Brasil, Polônia, Finlândia e Canadá jogarão em Tampere, na Finlândia, de 15 a 17 de junho.

A Liga Mundial de vôlei está em seu 23º ano. A cada verão, o torneio passa por 16 países e oferece os maiores prêmios em dinheiro no esporte. O técnico do Brasil, Bernardinho, vice-campeão em 2011, é o maior vencedor da história da competição, e agora luta pelo décimo título Mundial.

Para Bruno, o apoio da torcida brasileira no Canadá é fundamental no primeiro final de semana da liga. “Torçam muito por nós, pois daremos tudo que tivermos para conquistar esses dois títulos na temporada – Liga Mundial e Jogos Olímpicos. A energia da torcida brasileira sem dúvida será muito importante”, completa.

Para agenda dos jogos em Toronto, informações sobre venda de ingressos e local das competições, veja post publicado na Wave Plus.