Sete de setembro antecipado

Dia da Independência do Brasil foi comemorado com uma festa cultural brasileira.

Por Marta Almeida

[URIS id=3540]

Uma decoração bem verde e amarela e barracas com comidas típicas de cada região brasileira: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Foi assim, com muita cor e fartura que os integrantes da Igreja Vida Nova, que fica no 2365 da St. Clair West Avenue comemoraram com antecedência o Sete de Setembro. “Antecipamos a programação para o último fim de semana de agosto porque como temos feriadão aqui no Canadá também, muitas famílias devem viajar e o importante era ter  a participação de todos na festa,” diz Bruno Ferreira, um dos pastores da igreja.

O estacionamento da igreja foi decorado com muitas bandeiras e no palco foram apresentadas músicas evangélicas e vídeos sobre cada região do Brasil. Nas barracas, os principais pratos típicos fizeram muito sucesso, e tudo foi servido gratuitamente.

No cantinho do Sul teve até o tradicional churrasco gaúcho e sobremesas deliciosas como arroz doce, além claro, do chimarrão. A barraca do Nordeste trouxe moqueca baiana de camarão, vatapá, milho cozido e munguzá (a canjica de milho branca). Os mineiros, capixabas, paulistas e cariocas levaram quitutes como canjiquinha com costela, caldo de mandioca, cuzcuz de tapioca, queijo e doce de leite. A turma do Centro-Oeste levou delícias como a broa de fubá, o “mané pelado” e o escaldado cuiabano. O norte serviu muito açaí, suco de cajú, pescada frita e croquete. “Foi um momento de aproximação da igreja com a comunidade brasileira e claro de matar saudades dos pratos tão gostosos que existem em cada região,” comemorava o pastor Ceny Tavares concluindo “Ano que vem tem mais! E estão todos desde já convidados!”

Advertisement