Somas musicais em show único

0
495

Luanda Jones, Shannon Mercer e Guinga em BRASIL.

Neste sábado, dia 3 de março, às 8 da noite, o Kroener Hall, apresenta o programa BRASIL, parte da série Art of Time Ensemble. O programa é uma grande pedida para os amantes da música brasileira, já que mistura música erudita, jazz e bossa nova.

Esta é uma espécie de bis da apresentação que ocorreu no ano passado e que teve ingressos esgotados. O programa eclético de música brasileira inclui o poder e a beleza de oito violoncelos, que executam as “Bachianas Brasileiras” de Villa Lobos e canções de Antônio Carlos Jobim, e um conjunto de canções e composições executadas pela lenda carioca Guinga. Destaques também para a brasileiríssima Luanda Jones e a soprano Shannon Mercer.

Guinga

Guinga aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. O músico acompanhou artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola, João Nogueira, entre outros.

Sempre compondo, teve várias de suas músicas gravadas por nomes importantes, como Elis Regina, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ronnie Von, Ivan Lins e outros.

O músico carioca tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. Esta será a segunda participação de Guinga no Art of Time Ensemble.

Shannon Mercer

Foto: Helen Tansey

Com uma voz de soprano muitas vezes descrita como luminosa e deslumbrante, a canadense Shannon Mercer é igualmente elogiada por sua profunda capacidade de atuar e ainda por sua espirituosa presença de palco. Uma artista de talento musical incomum, Shannon mantém um equilíbrio difícil de ópera, concertos e aparições em recitais.

Uma dessas aparições de Shannon será em BRASIL, onde apresentará Villa-Lobos. “Eu sinto que a genialidade de Villa-Lobos reside no quanto acessível é sua música, combinando elementos folclóricos com acessórios clássicos.” – diz a soprano em entrevista à Wave Plus. – “Por exemplo, em seu uso de oito violoncelos, ele tem algum movimento do arco, enquanto outros usam pizzicato (arrancar as cordas), como um violão faria para criar textura. A escrita vocal no vocalize é muito instrumental, agindo quase como um violino no topo desta almofada densa e exuberante do som.”

Segundo Mercer, o Heitor Villa-Lobos é considerado a figura mais significativa da música criativa da arte brasileira no século 20. Entre 1930-1945, ele escreveu nove suítes intituladas “Bachianas Brasileiras” (peças brasileiras de Bach). A “Bachianas Brasileiras No. 5” (1938) é a única suíte escrita para a voz soprano e oito violoncelos. Villa-Lobos posteriormente transcreveu a peça para violão e voz.”

Luanda Jones

A cantora e compositora Luanda Jones participa pela primeira vez do evento, “Fui convidada pelo Andrew Burashko pra fazer parte desse evento, que celebra a união da música clássica com a música popular brasileira. A minha participação seria o link entre a parte clássica e o Guinga.” – conta Luanda em entrevista à Wave Plus – “O repertório foi sugerido pelo próprio Andrew, explorando clássicos da nossa bossa nova, levando assim um referencial da nossa música tão já consagrada a um público já habituado ao erudito.”

A apresentação de Luanda em BRASIL é ainda mais especial. Ela terá a chance de ver Guinga tocando ao vivo pela primeira vez. “Sou muito fã de seu trabalho, das suas composições requintadas e harmonicamente perfeitas.” – diz a cantora – “Vale a pena conferir a união entre a música clássica (Art of Time Ensemble) e Guinga. A banda será impecável, e ainda serão tocadas duas peças do nosso venerado Heitor Villa-Lobos.” – conta.

Luanda diz se sentir muito honrada de poder cantar algumas musicas com o Guinga. Segundo ela, “Um espetáculo a ser visto. Uma perfeita noite para apreciadores da boa música.”

http://youtu.be/IeodDWgeWew

Serviço

The Art of Time Ensemble: BRAZIL

  • Data: 3 de março de 2012.
  • Horário: 8 da noite.
  • Ingressos: A partir de $39.
  • Local: Koerner Hall (Telus Centre for Performance and Learning (The Royal Conservatory), 273 Bloor Street West, Toronto, Ontário M5S 1W2


View Larger Map

Links