Tiradentes

Um passeio pela história.

Por Renata Solano

A cidade mineira de Tiradentes é um pedaço importante da história do Brasil e em 1938 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Com cerca de 6500 habitantes, a cidade atrai centenas de pessoas interessadas em conhecer um pedacinho do passado, saborear a famosa e rica comidinha mineira e deslumbrar as belas paisagens da região.

Conhecer este lugarzinho cheio de charme é como voltar no tempo e respirar a história. Uma dica é esquecer das regalias da modernidade, como por exemplo, deixar o carro no estacionamento e caminhar! Vivenciar o jeito simples e ao mesmo tempo sofisticado desta cidade mineira que, em suas ruas coloniais calçadas com pedras, revela a beleza e a riqueza das igrejas do século XVIII e apresenta o muito bem preservado casario, formado por sobrados com restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer, iluminando a cidade.

Tiradentes é cercada pela belíssima Serra de Sao José e uma das grandes opções para os moradores e turistas é fazer trekking e passeios de jipe até o topo da serra, que tem mais de 1.400 metros de altitude. Com belas paisagens panorâmicas, o trajeto guarda resquícios das antigas calçadas e caminhos que foram abertos pelos escravos para o transporte do ouro, naquela época.. O poder desse metal deu à velha Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, que permaneceu escondido e preservado durante muito tempo . Essa incrível riqueza cultural está sendo redescoberta nas últimas décadas por visitantes do mundo inteiro.

As charretes são outra peculiaridade dessa charmosa cidade. Ficam estacionadas no Largo das Forras, dando um clima de cidadezinha do interior e são uma excelente opção para circular pelas redondezas e conhecer as principais atrações, como o Chafariz de São José que foi construído em pedra sabão azulada em 1749; o Museu Padre Toledo, as igrejas Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Nossa Senhora das Mercês e, finalmente, a Matriz de Santo Antônio, a mais bonita de Tiradentes com trabalhos atribuídos à Aleijadinho. Ao longo do passeio, é possível conhecer os ateliês que se espalham pelas ruas Direita e da Câmara. A criatividade dos artesãos chama a atenção, eles confeccionam suas obras com materiais que vão da madeira ao estanho, passando pelo papel maché e o ferro. O artesanato variado e de bom gosto é encontrado também no distrito do Bichinho, a seis quilômetros do centro e repleto de oficinas. Bichino é o destino certo para o turista interessado no rico e caprichado artesanato mineiro.

Maria-fumaça

http://youtu.be/TL3meaDFuz4

A viagem que leva à São João del Rei é feita a bordo de uma locomotiva a vapor americana do início do século XX. São 13 quilômetros, percorridos em cerca de meia hora. A Maria-Fumaça funciona somente nos finais de semana e é um grande sucesso principalmente entre as crianças. Esse é um passeio quase obrigatório em Tiradentes, um trajeto ao passado do nosso país.

O Trem – Maria Fumaça foi inaugurada por D. Pedro II, em 1881 a e ainda funciona ligando as cidades de Tiradentes e São João Del-Rei. Circula regularmente `as Sextas, Sábados, Domingos e Feriados.

  • Saída de São João del-Rei: 10 e 14 horas.
  • Saída de Tiradentes: 13 e 17 horas.

Cidade conhecida

Este encantador pedacinho de Minas Gerais, já foi locação para filmes, seriados e novelas. Tiradentes tem um futuro promissor no turismo com diversos eventos importantes como a Mostra de Cinema, festival que acontece durante nove dias do mês de janeiro e exibe gratuitamente mais de cem longas e curtas nacionais. Atividades culturais, como o Cortejo da Arte, movimentam ainda mais as ladeiras e os espaços públicos do local.

Photo credit: tiradentesgerais.com.br

Além disso, Tiradentes é palco do famoso Festival de Gastronomia e Cultura, um dos mais conceituados eventos gastronômicos do país. O festival, que acontece em agosto, reúne grandes chefs do Brasil e do exterior e oferece degustação de pratos especiais, vinhos e espumantes, cursos de gastronomia e intensa programação cultural com shows e recitais de poesia.

Descolada, Tiradentes já não é mais um destino meramente histórico, a cidade se tornou um pólo cultural. Há quase dez anos é pano de fundo para esses importantes eventos citados acima e também atrai muitos foliões durante o esperado feriado de carnaval. É um carnaval bonito que oferece a segurança da cidade pequena e a diversão garantida com blocos de rua e suas marchinhas. Muitos jovens alugam casas para a temporada e fazem suas próprias festas, além de curtir a folia gratuita nas ruas da cidade.

Para os interessados em conhecer esse pedacinho de ouro do estado de Minas Gerais, o ideal é pesquisar no site oficial da cidade, tiradentesgerais.com.br, você encontrará as mais variadas opções turísticas.

Mas a Wave também selecionou algumas opções para você!

Para os que pretendem ficar um período prolongado e que gostariam de se sentir em casa, o aluguel para temporada é uma excelente opção. Você pode encontrar dicas nos sites: aluguetemporada.com.br , tiradentes.net .

Mas se a sua intenção é simplesmente ficar de pernas para o ar e aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer, a dica é se hospedar em umas das diversas pousadas, como por exemplo:

  • Pousada 21 de Abril – Pousada nova e confortável, em área tranqüila e próxima do centro. – Fones: (32) 3355-1438 / (32) 8436-2747.
  • Abaporu Pousada – Conforto, atendimento personalizado e localização central. – Fones: (32) 3355-1213 / (32) 9123-0020.
  • A Casa Bem Viver – Seu espaço exclusivo, circundado por exuberante área de preservação ambiental, a 500m do centro histórico de Tiradentes. – Fones: (32) 3355-1709 / (32) 9107-4264 / (32) 9989-8841.
  • A Casa dos Amigos – Hospedagem, lazer e gastronomia, com simplicidade e economia. –  Fone: (32) 9996-9975.

Aproveite Tiradentes!

 

Advertisement