Moda – Toronto recebe Semana de Moda Masculina

0
236

Por Maya Gasparoto

Que Toronto é uma cidade multicultural e de importância na moda é de conhecimento geral. A novidade da vez é: Toronto sediará uma semana de moda dedicada exclusivamente à moda masculina. TOM, Toronto’s Official Men’s Fashion Week, a Semana Oficial de Moda Masculina, acontece entre os dias 12 e 15 de Agosto no Evergreen Brick Works. Londres, Paris, Florença, Milão, Singapura, Vancouver e Los Angeles também são palco de semanas de moda dedicadas à moda masculina. Toronto será a oitava cidade no mundo a ser sede deste tipo de evento.
Conceituados estilistas canadenses e de outros países apresentam suas coleções, como é o caso de Christopher Bates, Sons of Odin, Francis Libiran, Hussein Dhalla (HD Homme) e Pedram Karimi.
O evento conta ainda com o EMDA – Emerging Menswear Design Award, parte do Designer Menswear Fund, uma iniciativa do Toronto Fashion Incubator que tem como objetivo promover e inspirar os jovens designers especializados em moda masculina. Nessa premiação, cinco estilistas apresentarão seus trabalhos na grande final. O escolhido recebe 10 mil dólares, uma matéria em revista especializada e seu próprio desfile na próxima edição do TOM. A programação também traz as últimas novidades em ternos com Suits & Style, e Avant Garde, coleções de estilistas de vanguarda.
O idealizador do TOM, Jeff Rustia, explica que é importante ter uma semana de moda dedicada exclusivamente ao público masculino porque as marcas têm os seus próprios compradores, editores e público.
Outro evento de grande importância para o setor têxtil em Toronto é o World MasterCard Fashion Week, que acontece duas vezes por ano e apresenta coleções de primavera e outono. Inclui algumas marcas destinadas à moda masculina, mas concentra-se em moda feminina.
De acordo com o Global Language Monitor, grupo especializado em tendências, são cinco as capitais da moda no mundo: Londres, Milão, Nova Iorque, Paris e Tóquio. Devido ao crescimento da indústria da moda nos últimos anos, outras cidades foram nomeadas “centros da moda”, caso de São Paulo, Rio de Janeiro, Toronto, Barcelona, Las Vegas, Xangai, Hong Kong e Dubai.