Você sabe onde votar? É muito fácil achar o seu local votação. VOTE!

Para quem não sabe ainda o local de sua votação, visit o site do TSE. Está bem explicado lá!

0
80

Para saber a qual localidade o seu título está vinculado veja o link do TSE – Tribunal Superior Eleitoral

  https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao 

INFORMAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES 2022 PARA A MÍDIA COMUNITÁRIA EM ONTARIO E WINNIPEG

O Itamaraty está empenhado na constante ampliação e melhoria das eleições presidenciais fora do Brasil, para que contingente cada vez maior de cidadãos no exterior possa tomar parte no processo eleitoral.

O Brasil é um dos países com maior processo eleitoral no exterior. Devido aos esforços de cadastramento da rede consular, mais de 697 mil brasileiros estarão aptos a votar nas eleições de 2022, aumento de 39% em relação ao processo eleitoral de 2018. Na jurisdição do Consulado Geral do Brasil em Toronto, 17 mil eleitores estão registrados para votar em Toronto e 600 eleitores em Winnipeg.

A cada ciclo eleitoral são feitos os ajustes necessários à realização de operação de tamanha complexidade e custo. A escolha do lugar da votação cumpre sempre o propósito de facilitar e ampliar o acesso dos eleitores.

O Ministério das Relações Exteriores é responsável pela implementação das normas e organização do processo eleitoral fora do Brasil, em estreita coordenação com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Para mais informações sobre as eleições no exterior clique aqui: http:// https://www.gov.br/mre/pt-br/arquivos/eleicoes-2022-fact-sheet 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – TSE

O primeiro turno das eleições será realizado no domingo, 02 de outubro de 2022 e o segundo turno, caso haja, em 30 de outubro de 2022, sempre das 8h às 17h, horário local.   

Em Toronto, as eleições serão realizadas no Centro de Convenções Beanfield Centre, localizado em 105 Princes’ Blvd, Toronto, ON,  M6K 3C3. 

Em Winnipeg, as eleições serão realizadas na Portuguese Association of Manitoba, localizada em  659 Young St, Winnipeg, MB R3B 2T1. 

Para poder votar em Toronto, é necessário que o nacional brasileiro seja eleitor(a) no município “TORONTO” e que o seu título esteja REGULAR.  

Para saber a qual localidade o seu título está vinculado no link  https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao 

Para saber se seu título está regular, clique em https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome 

Para obter o título de eleitor em formato digital, baixe o aplicativo E-Título em smartphone ou tablet: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/aplicativo-e-titulo

Para votar, no dia das eleições, basta apresentar o E-título (ou a Certidão de Quitação Eleitoral – CQE)  e um documento com foto que tenha filiação (pode ser um documento brasileiro vencido, desde que a fotografia permita identificação). A Certidão de Quitação Eleitoral – CQE pode ser obtida no website do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, pelo link https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral