Yara Vasconcelos

0
720

Artista inspiradora

Por Thais D.N.T

Yara Vasconcelos, 27 anos, aos 11 anos chegou ao Canadá tendo como objetivo aprender inglês. O que ela ainda não sabia, naquela época, era que sua vida estaria marcada pelas artes. A língua inglesa seria apenas um detalhe, diante de tanto talento guardado numa pequena exploradora de novas terras. A cidade escolhida para ela desembarcar foi Toronto, cidade que ela escolheu para iniciar suas conquistas pessoais e professionais.

Yara Vasconcelos

Nascida na província de Huambo, em Angola, Yara é de família angolana. Desde pequena, foi incentivada pelos pais a desenhar e valorizar a arte popular, criando, assim, uma ligação forte com as artes. Seus pais, mesmo não sendo artistas, incentivaram Yara a desenvolver este lado. Outra grande influência veio dos familiares brasileiros, que fizeram a artista conhecer as raízes da cultura brasileira.

As raízes angolanas sempre estiveram em sua vida, mas ficou encantada com a cultura brasileira, passando também a ser influenciada por ela. Hoje, esta influência está presente não apenas na sua vida pessoal, mas principalmente em sua vida profissional.

Sem dúvida, Yara é uma artista completa. Além de pintora, também trabalha com dança e vestuário artístico. Ela é coreógrafa do grupo The Samba Connection e coordenadora de eventos da produtora Rhythm National Productions. Além disso, Yara apresenta o programa Yara & Você, no canal Nossa TV Canadá (www.nossatvcanada.com). É um programa destinado a comunidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Por ter crescido e desenvolvido sua arte em Toronto, Yara não se considera uma estrangeira nesta grande cidade canadense. Foi em Toronto que a artista pisou no primeiro palco e mostrou ao mundo seus primeiros quadros.

Apesar das dificuldades pelas quais passa qualquer artista, Yara comprova que a diversidade cultural só tem a acrescentar na vida das pessoas e ampliar a visão de vida. Yara afirma que seu amor pela diversidade cultural e pelo Canadá permitiu a ela viver de sua arte, pois o Canadá é um país que valoriza os artistas.

Thais D.N.T é jornalista e editora do site de intercâmbios e viagens HI-BONJOUR (www.hibonjourtravel.com).