Zumba – Um jeito divertido de se exercitar

Fique por dentro da última moda: Zumba, uma aula de dança e fitness, com ritmos de salsa, merengue, flamenco, samba, axé e outros estilos musicais.

Viviane Rosa from Zumba Station

É primavera, que tal começar a se exercitar hoje para estar em plena forma na chegada do verão?

A atividade física é importante não somente para aqueles que querem perder peso, mas também para aqueles que se preocupam em manter a boa saúde, vigor físico e disposição mental. “A prática de exercícios fortalece o coração, o sistema cardiovascular e circulatório, além de reduzir o risco de depressão, estresse e ansiedade”, diz Viviane Rosa, instrutora de fitness, certificada pela Canadian Fitness Professional – CANFITPRO.

Segundo Viviane, a partir do momento em que se introduz a atividade física na rotina diária, os resultados começam a aparecer, entre eles, a conquista de mais energia, um corpo mais torneado, através do fortalecimento dos músculos, ou perda de peso. Todos esses bons resultados colaboram no bem estar das pessoas, que aumentam a auto-estima e ganham mais confiança.

“O segredo é começar devagar, nada de querer correr uma maratona ou ir à academia sete dias por semana. O sedentarismo é quase como um vício, difícil de deixá-lo e as pessoas têm tendência a se acomodar com a situação. É preciso encará-lo de frente, decidir mudar, tomar a iniciativa e querer se sentir melhor”, completa Viviane.

É importante se identificar e ter prazer com a atividade física escolhida, para que se torne parte da rotina. Um jeito divertido de se exercitar é através da Zumba, uma aula de dança e fitness, com ritmos de salsa, merengue, flamenco, samba, axé e outros estilos musicais.

“O ambiente, a energia e a alegria são contagiantes e as pessoas dançam e se exercitam sem muitas vezes perceberem que estão fazendo uma atividade física”, lembra Viviane, que também é instrutora de Zumba, nas cidades de Mississauga e Oakville, em Ontário.

Mas é claro que a boa alimentação combinada com a atividade física, traz um benefício maior ainda. Dentre os inimigos da saúde estão a falta de água, falta de fibras nutricionais e o consumo excessivo de alimentos processados. “Os alimentos ideais são os que vêm da natureza: frutas, verduras, legumes, carnes, água e outros. Devemos evitar tudo que vem empacotado, enlatado, congelado, refinado e processado”, diz a nutricionista Melissa Pancini.

Além da obesidade, a má alimentação afeta muito o organismo. “Uma pessoa que possui a alimentação deficiente em nutrientes pode sofrer de cansaço, irritação, depressão, dores de cabeça, dores musculares, falta de motivação e até esquecimento”, comenta Melissa.

Apesar de vivermos em uma época em que as pessoas fazem mil coisas ao mesmo tempo e acabam optando por alguma comida rápida, Melissa alerta: “Essa nova geração poderá ter várias doenças degenerativas e metabólicas. O sistema imunológico dessas pessoas não será forte suficiente para combater e evitar qualquer tipo de doença. Acho que também afetará a saúde mental, vendo que nosso sistema nervoso necessita de vários nutrientes que não são encontrados facilmente em alimentos processados”, finaliza.

Segundo Melissa, não devemos complicar muito na hora das refeições. Temos que lembrar que sempre necessitamos de um carboidrato integral, uma proteína, um legume e/ou salada. Quanto mais simples a forma de cozinhar, melhor. A nutricionista também lembra que para entrar em forma, deve-se evitar doces, porque esses estimulam a produção exagerada de insulina, associada com o acúmulo de células adiposas. Portanto, comece a se exercitar hoje e mude a sua alimentação. Torne seu corpo e mente mais saudáveis.

http://youtu.be/qsSrq3HBa7A

[typography font=”Nobile” size=”18″ size_format=”px”] Link[/typography]

Zumbastation
Advertisement