Rio de Janeiro – Albergues. Onde se hospedar?

121

por Maya Gasparoto

Todas as atenções estarão voltadas para o Rio de Janeiro com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Segundo informações do site “Brasil 2016”, portal oficial do Governo Federal sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, entre 300 mil e 500 mil visitantes estrangeiros são esperados antes, durante e depois do evento esportivo.

Conseguir uma acomodação na cidade maravilhosa pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora e cara. Os albergues são uma ótima opção para quem não quer gastar muito e tem como característica a socialização dos hóspedes.

Mas não deixe para fazer a reserva na última hora. Carla Lee Barnett, Assistente de Diretoria da ACCARJ (Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro), alerta que uma pesquisa realizada pela Associação no final de maio já apontava que 95.7% dos hostels estavam ocupados.

Outra pesquisa realizada pela ACCARJ, em parceria com o SEBRAE, em Fevereiro de 2015, mostra que os turistas que se hospedam em hostel são relativamente jovens e com nível superior de educação. 33,3% dos entrevistados tinham entre 18 e 24 anos; 55,6%  dos hóspedes tinham ensino superior completo e 40,2% apresentaram ensino médio completo.

Confira a lista preparada pela Wave com alguns dos albergues disponíveis no Rio de Janeiro:

Arena Maracanã Hostel

arena maracana hostel
O Arena Hostel está situado quase em frente à entrada principal do Maracanã.

Os amantes do esporte não podem deixar de conferir esse hostel situado quase em frente à entrada principal do Estádio do Maracanã. O albergue disponibiliza diferentes categorias de quartos, há opção de banheiro privativo ou compartilhado. O Arena Maracanã Hostel conta com recepção 24 horas, Wi-Fi gratuito, jardim, churrasqueira, piscina ao ar livre e lounge de uso comum.  O albergue fica a menos de 5 km do Cristo Redentor.


Bamboo Rio Hostel

bamboo hostel
O spa de bambu é um dos destaques do Bamboo Hostel.

Bamboo está localizado em um dos bairros mais famosos do Rio, Copacabana, e a poucos metros da praia. O visitantes podem optar entre quarto privativo com banheiro e quartos e banheiro compartilhados.  O hostel conta com recepção 24 horas, spa de bambu, piscina a céu aberto, lounge, lavanderia, cozinha compartilhada e computador com acesso à internet. Internet Wi-Fi está disponível em todos os quartos. É possível alugar bicicletas no local. O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor ficam a aproximadamente 20 minutos de carro. Os funcionários falam português, espanhol e inglês.


Gaia Comfort Hostel

gaia hostel
O Gaia fica localizado em um casarão histórico.

Localizado em um casarão histórico, preservado e reformado, Gaia fica a 2 quadras do metrô Botafogo. Inserido no conceito “Comfort Hostel”, possui quartos compartilhados com ármarios individuais (cadeados devem ser levados pelo visitante), luz de leitura e tomadas individuais. Os banheiros compartilhados são separados em masculino e feminino. Gaia também oferece suítes privativas com banheiro próprio, armários, secador de cabelo e TV a cabo. Recepção 24 horas, Wi-fi gratuito, computador com acesso à internet, lavanderia, cozinha equipada, lounge para leitura, ampla área de café da manhã, solarium, maleiro, acessibilidade e informações turísticas são alguns dos pontos fortes do local.


Pousada & Hostel Bonita Ipanema

bonita ipanema
“Bonita Ipanema”: Bonita Ipanema era a antiga moradia do maestro Tom Jobim.

Antiga moradia do maestro Tom Jobim esse hostel está localizado no coração de Ipanema a 300 metros da praia. O local conta com uma piscina ao ar livre e um deck onde os visitantes podem se refrescar. A pousada fica pertinho da estação de metrô de Ipanema e a 9 km do Aeroporto Santos Dumont. 


Sante Hostel

Sante Hostel
Pertinho da famosa Escadaria Selaron.

O Sante fica no coração de Santa Teresa, próximo a restaurantes e bares. Oferece a opção de quartos privados e compartilhados, com acesso Wi-Fi, recepção 24 horas, um terraço e um bar. O local é administrado pelos irmãos David e Isabela e possui um ambiente muito agradável. A simpatia dos donos é um comentário comum entre os visitantes que deixaram suas opiniões no site Expedia. O albergue Sante fica pertinho da famosa Escadaria Selaron, dos Arcos da Lapa (um dos cartões postais do Rio de Janeiro), do belíssimo Teatro Municipal e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.


Conheça outros albergues e “cama e café” no site da ACCARJ.

Fotos retiradas do booking.com