Dicas de uma carioca.
Por Carolina Baker

Com os jogos olímpicos Rio 2016 muitos canadenses terão a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro. Para quem quer conhecer a cidade e fazer turismo, a Prefeitura Municipal lançou o Passaporte Cultural-Rio*, com a programação de museus, centro culturais, feiras, restaurantes, etc. Mas, para aqueles que querem aproveitar o Rio tal e qual os moradores, aqui vão algumas dicas imperdíveis. A pedida, claro, são as praias… porque os cariocas não sabem viver sem elas!
PRAIA DE COPACABANA
A paisagem desta praia é linda, mas, algo que agrada muito aos cariocas, é caminhar pelo calçadão e trocar segredos com… a estátua do grande poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, bem ali perto do Forte Copacabana.
PRAIA DE IPANEMA
O por do sol na Pedra do Arpoador é imperdível! A sensação de liberdade provocada pelo espetáculo se completa com a apresentação de artistas da terra. Música, capoeira e pinturas revelam a alegria deste point nos finais de semana.
PRAIA DO LEBLON
Tomar água de coco e contemplar a bela vista no Mirante do Leblon, ao final da praia, é uma opção especial para os dias de sol. Mas, se o tempo estiver frio ou ventoso, vale tomar um táxi para conhecer o Jardim Botânico e apreciar a natureza tropical com suas plantas exóticas.
SIM
- Sorria e não se iniba de fazer contato visual, de olhar, com as pessoas.
- Use roupas casuais, sapatos confortáveis e não se esqueça do protetor solar.
- Use e abuse dos sucos e picolés de frutas naturais.
- Evite andar com o passaporte original, mas leve sempre uma cópia do passaporte e o dinheiro graúdo dentro da bolsinha colada ao corpo.
- Na carteira, tenha apenas R$200.
- Correntinhas de ouro, joias e relógios devem ficar no cofre do hotel.
- Recuse corridas de táxi sem acordo de preços. Peça sempre o uso de taxímetros. O aplicativo Easytaxi pode ser uma facilidade a mais.
- Converse, pergunte e interaja.
- Os cariocas adoram contar histórias.
- Use bolsas e mochilas sempre na parte da frente, para maior controle.
NÃO
- Não elogie de forma vulgar as mulheres cariocas nem fale mal do Brasil ou do Rio de Janeiro.
- Não se exponha com máquinas fotográficas e lentes caras. Prefira as pequenas e versáteis para evitar assaltos.
- Não use celulares no meio da rua. Busque o interior de um estabelecimento.
- Na praia, não deixe nunca a bolsa sozinha ou fora de vista. Mantenha sempre alguém do grupo para tomar conta. Se estiver sozinho, peça a uma família que tome conta na hora do mergulho.
- Não use a praia no final da tarde ou à noite.
- Não dê gorjetas a não ser para os serviços do hotel e para os garçons dos restaurantes. Neste caso, o valor é de 10% do total da nota.
- Atenção ao atravessar as ruas! Só atravesse depois que os carros tiverem parado pois, muitos, avançam os sinais.
- Evite caminhar sozinho e prefira os lugares movimentados, mesmo de dia.
*O preço do Passaporte para os estrangeiros é de R$15,00 e pode ser retirado nos postos de distribuição da Barra da Tijuca e do Centro. Consulte informações no seu hotel.