Forte do Leme

0
13

As mais belas vistas do Rio de Janeiro estão lá!

Por Carolina Baker

Forte do Leme - Photo: visit.rio
Forte do Leme – Photo: visit.rio

Os turistas que visitam o Rio de Janeiro têm nas famosas praias de Copacabana e do Leme um passeio imperdível. Os seis quilômetros de areia branca do grande arco de praias contrasta com o azul do mar e com o verde da floresta que avança pela cidade. Não à toa, este belo cenário pertence ao território Patrimônio da Paisagem Cultural Urbana, concedido pela Unesco, em 2012.

Ao longo de toda a orla, o mosaico em pedras portuguesas, restaurado por Burle Marx em 1970, revela a sinuosidade das ondas da praia e, dizem alguns, também do charmoso andar das cariocas. O movimento simbólico das ondas do Calçadão de Copacabana, como é conhecido, se soma à circulação descontraída dos frequentadores dos quiosques, aos gritos entusiasmados dos jogadores de vôlei e à tranquilidade dos banhistas que desfrutam da praia.

Na ponta sul, o renomado Forte de Copacabana é procurado tanto por turistas, quanto por cariocas. A vista para as praias do Atlântico é o principal atrativo e no verão, do alto da grande cúpula dos canhões do século XX, se pode apreciar um pôr do sol diferenciado. A visita ao Museu Histórico do Exército Brasileiro se completa com os saborosos salgadinhos da Confeitaria Colombo e com os petiscos do Café 18 do Forte. Apresentações musicais, exposições artísticas, mostras fotográficas, peças de teatro e grupos de dança compõem uma agenda cultural movimentada, onde os cariocas e visitantes encontram diversão o ano todo.

Mas é na extremidade oposta deste arco de praias que se apresenta a novidade. No alto do Morro do Leme, a 124 m de altitude e escondido pelo verde da vegetação de Mata Atlântica se encontra o ainda pouco conhecido Forte Duque de Caxias — também chamado de Forte do Leme. Aberto ao público desde 2012, este rústico forte oferece um campo de visão de quase 360 graus, com vistas para a baía de Guanabara, o litoral atlântico e as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. A visita começa pelo Caminho Ecológico, uma ladeira de cerca de 600 metros, suave, calçada em paralelepípedo e em boa parte, sombreada. Bromélias, orquídeas, borboletas, pássaros e saguis enriquecem o contato direto com a natureza deste lugar.

Já no alto, no sítio histórico militar, quatro grandes canhões obuseiros fora de atividade dividem com a paisagem carioca, a atenção dos visitantes. Três mirantes oferecem vistas espetaculares e apresentam os contornos do Rio de Janeiro sob novos ângulos. O destaque fica para o Cristo Redentor, a praia de Copacabana em toda a sua extensão, a baía de Guanabara e a face oculta do Pão de Açúcar.

A dica está dada. No Rio de Janeiro em um dia bonito de sol, o passeio no Forte do Leme é imperdível! O Forte do Leme fica na Praça Almirante Júlio de Noronha, no bairro do Leme. Abre de terça-feira a domingo, das 9:30h às 16:30h. Em dias de chuva ou muito nublados, não abre.

Maiores de 60 anos, crianças até 10 anos e militares das Forças Armadas/dependentes diretos têm gratuidade, válida somente para a caminhada ecológica.

Serviço

  • A visitação é gratuita às terças-feiras.
  • É proibido utilizar trajes de banho e transitar sem camisa na trilha ou visitação ao Sítio Histórico.
  • É proibido conduzir ou consumir bebidas alcoólicas na trilha ou na visitação ao Sítio Histórico.
  • Durante o horário de verão, o forte Duque de Caxias funciona das 08h30 às 16h30.
  • O site deles é http://www.cep.ensino.eb.br/forte/visitacao