Joaquim Lopes de volta às novelas – Entrevista para a Wave

508
Joaquim Lopes conversou com a Wave – Crédito: Estevam Avellar

Após três anos no Vídeo Show, o ator global entra na trama das seis Orgulho e Paixão. A Wave conversou com o Joaquim Lopes sobre a nova personagem, sua fase no Vídeo Show, a participação na Dança dos Famosos e mais. Confira!

Voltar para as novelas foi uma surpresa muito boa. Estava com saudade.

Wave Como está sendo para você a experiência de voltar a fazer novelas depois do Vídeo Show?
Joaquim Lopes Eu estou muito feliz, são duas paixões. Tive três anos impecáveis no ‘Vídeo Show’, em que aprendi muito e pude me mostrar como um comunicador também. Voltar para as novelas foi uma surpresa muito boa. Estava com saudade.

Wave O que o seu trabalho como apresentador traz para sua carreira de ator?
Joaquim Lopes O programa ao vivo faz você ficar muito atento. O ator só tem essa experiência no teatro. A diferença é que o programa não tem ensaio. Então você fica com mais poder de improviso e de raciocínio rápido. E, para o ator, toda experiência é proveitosa para o seu ofício.

Wave Como é interpretar um personagem em uma novela de época como ‘Orgulho e Paixão’? Qual ou quais são os maiores desafios? E como você se preparou para essa novela?
Joaquim Lopes É meu primeiro trabalho de época na Globo. É um desafio grande com o linguajar e o comportamento, que têm que ser construído levando em conta a situação social, econômica e política da época retratada. Tudo isso influencia na maneira de agir, de se mover e de falar do personagem. Estou lendo muito a obra de Jane Austen, autora que escreveu Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e outros títulos – os personagens da novela são livremente inspirados no universo da escritora inglesa. E faço também um trabalho de Coach com a Katia Ashcar, que está comigo desde o começo da minha carreira.

Wave Você já esteve no Canadá? Caso sim, como foi e quais lugares visitou?
Joaquim Lopes Infelizmente, ainda não tive a oportunidade. Mas é definitivamente um lugar que quero muito conhecer. Já ouvi falar muito da gastronomia e gosto do modo de vida canadense. Um país desenvolvido e aberto a ajudar além de suas fronteiras.

Wave Você já morou em outro país ou qual o país que você gostaria de morar um dia, nem que fosse por um tempo? Por quê?
Joaquim Lopes Eu já morei na França, Espanha e Estados Unidos. Se pudesse, gostaria de passar um tempo no Japão. Tenho fascinação pela cultura e gastronomia.

Já ouvi falar muito da gastronomia e gosto do modo de vida canadense.

Wave Você continua a dançar depois da sua participação no ‘Dança dos Famosos’? O que essa experiência trouxe para você como ator e como pessoa?
Joaquim Lopes Agora danço menos, mas posso dizer que essa foi uma das experiências mais incríveis que já tive a oportunidade de participar. A dança faz com que você tenha mais domínio do seu corpo. Melhora a postura e o preparo físico. Continuo fazendo aulas de expressão corporal para a composição de personagens com a Renata Versiani.

Wave Você pode mandar uma mensagem para os seus fãs, que acompanham o seu trabalho no Canadá?
Joaquim Lopes Todo o meu carinho e minha admiração para todos que me assistem fora do Brasil. É muito gratificante saber que a nossa voz chega tão longe e que de alguma forma aproxima brasileiros e pessoas de outra nacionalidade do meu país! Então fica aqui o meu muito obrigado!