Em vigor desde novembro para os australianos, a modalidade de visto eletrônico também deve estar disponível a partir de hoje (11 de janeiro) para japoneses. Para os canadenses, a previsão é de início no próximo dia 18 e para os norte-americanos, no dia 25.
A iniciativa torna o processo mais rápido e aumenta a eficiência na prestação dos serviços consulares. O solicitante estrangeiro poderá requerer o E-visa e obtê-lo de forma remota.
O E-visa brasileiro terá validade máxima de dois anos e não exclui a possibilidade de o interessado solicitar visto na forma tradicional, por meio da rede consular brasileira. O valor que será cobrado para os canadenses ainda não foi divulgado.
O portador do E-visa deverá apresentar à companhia aérea cópia impressa ou imagem digitalizada do visto eletrônico para poder embarcar para o Brasil.
De acordo com pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, metade dos japoneses desembarcaram no país em razão de negócios, eventos e convenções. Pela projeção da OMT, com o novo visto, os números podem saltar para 100 mil viajantes e $101,6 milhões em receita ao ano.