
Feijoada é um dos pratos mais populares no Brasil por um motivo simples: é delicioso! Reza a tradição carioca que o dia de comer feijoada é no sábado, qualquer sábado. Já no Rio Grande do Sul, a feijoada é servida como prato de inverno. Em Minas Gerais, a sexta-feira é o dia preferido. Qualquer que seja o dia, em casa ou no restaurante, o importante é que a feijoada vem sempre acompanhada da família ou amigos.
Mais do que uma refeição, a feijoada é um evento. Um momento de encontro, que pode durar uma tarde inteira.
O conceito é simples: feijão preto cozinhado lentamente, de preferência no dia anterior, com vários tipos de carnes defumadas e temperos básicos, como alho, cebola e cheiro verde. É geralmente servida com arroz branco, farofa, couve mineira picadinha, molho vinagrete e laranja em rodelas para “cortar a gordura”. O encontro é sempre regado à cachaça, claro.
Feijoada é um prato muito especial e existem tantas receitas de feijoada quanto o número de cozinheiros.
A receita que estamos compartilhando foi publicada originalmente no site brasileiro A Casa Encantada. Por ser uma receita simples, vale a pena experimentar. Vamos lá!
INGREDIENTES
1 kg de feijão preto
500 g de carne seca em cubos grandes
500 g linguiça calabresa e paio
500 g de costela de porco defumada
300 g de bacon em cubos
1 cebola picada
2 colheres de sopa de alho picado
Cebolinha e salsinha picadinhos à gosto
3 folhas de louro
Pimenta a gosto
Azeite de oliva
MODO DE PREPARAR
No dia anterior ao preparo, coloque a carne seca de molho por 24 horas e troque a água de 5 em 5 horas. Deixe o feijão de molho por cerca de 12 horas também.
Descarte a água do feijão e coloque os grãos para cozinhar em uma panela de pressão. Cubra o feijão com água quente e leve ao fogo. Tampe a panela e depois que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos.
Depois que o feijão estiver pronto, pegue uma panela maior e frite o bacon. Quando estiver começando a dourar, adicione a cebola e o alho. Em seguida, separe uma concha de grãos de feijão e adicione o restante à panela. Adicione as carnes também.
Coloque aos poucos a água quente de acordo com o quanto você quer de caldo, deixe cozinhar por mais 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem bem macios. Por fim, acrescente a salsinha, a cebolinha, a pimenta e as folhas de louro
Pegue aquela concha de feijão e amasse com um garfo até formar uma papa. Coloque o feijão amassado na panela para engrossar o caldo (se for preciso), mexa bem e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Prove a feijoada e verifique se precisa acrescentar sal e pimenta. As carnes vão ter soltado sal, por isso, deixe o sal para o final.
ALÉM DO FEIJÃO E CARNES, O QUE ACOMPANHA FEIJOADA?
- Arroz branco – qualquer tipo de arroz acompanha bem a feijoada.
- Couve refogada – com corte bem fininho, com bacon e alho fica uma delícia.
- Farofa – desde a mais simples até a mais incrementada, não pode faltar!
- Molho vinagrete – traz refrescância e um sabor extra ao seu prato.
- Rodelas de laranja – um toque de acidez para equilibrar a gordura.