Pioneiros portugueses no Canadá e seu legado

0
175

O que Joey Silvey, de Vancouver, British Columbia, Pedro da Silva, de Quebec City e David Tavares, de Toronto, Ontário, têm em comum? São pioneiros portugueses que vieram ao Canadá para construir um futuro melhor, mudar a história e deixar um legado para todas as gerações futuras.

Pedro (Pierre) da Silva (1647-1717) nasceu em Lisboa. Ele detém a distinção de ser o primeiro carteiro oficial do Canadá. Em 2003, ele foi homenageado com um selo em seu nome, em comemoração aos 50 anos da imigração portuguesa no Canadá. Uma placa comemorativa que adorna um antigo prédio dos correios na rua St. Jacques, em Montreal, Québec, diz “Desde 1693 correios, o primeiro conhecido de quem Pierre DaSilva era, chamado português, carregava a correspondência entre Quebec e Montreal. Em 1763, Benjamin Franklin, então vice-diretor geral dos correios da América do Norte, estabeleceu o primeiro serviço postal organizado no Canadá. 1938 d.C. ”

O autor Eduardo Galeano descreve o trabalho de Pierre em seu livro “Face and Masks”, (Rosto e Mascaras) chamando-o de “O homem que não acreditava no inverno”: “O português Pedro da Silva passa o inverno carregando correspondência em um trenó de cachorro sobre o gelo do São Lourenço Rio. No verão, ele viaja de canoa e, às vezes, devido aos ventos, leva um mês inteiro indo e vindo entre Quebec e Montreal. Pedro carrega decretos do governador, relatórios de monges e funcionários, ofertas de comerciantes de peles, promessas de amigos, segredos de amantes. O primeiro carteiro do Canadá trabalhou por um quarto de século sem pedir permissão de inverno “. Em 16 de maio de 1677, Pedro (Pierre) da Silva casou-se com Jeanne Greslon em Quebec e entre 1681 e 1706, tiveram 14 filhos – 7 meninas e 7 meninos.

Os portugueses pescam nos Grandes Bancos desde o século XV. Como resultado da exploração intensiva em português dos Marítimos nas décadas de 15 e 16, houve afirmações e elogios de historiadores de que o nome Canadá é derivado da palavra em português para uma trilha estreita (Canadá). Não seria surpresa, se eles visitassem o Canadá antes de Cartier nos anos 1400.

Lembro-me de meu tio-avô, John Baptista, cujo pai (meu bisavô), pioneiro da família Baptista na América do Norte, imigrou no final de 1800. Eles começaram a construir sua riqueza no norte da Califórnia, nas minas de ouro, na agricultura, na caça às baleias e, posteriormente, na criação de negócios bem-sucedido. Meu tio-avô John, que tinha um grande senso de humor, dizia de brincadeira: “Sabe, minha sobrinha, estou convencido de que nos portugueses foram os primeiros na lua, mas esqueceram de erguer a bandeira”. E nós apenas rimos.

Joe Silvey e esposa Khaltinaht

No entanto, como mostra o livro do professor Jean Barman, “As extraordinárias aventuras do português Joe Silvey” (Harbor Publishing, 2004), havia uma pequena comunidade de pioneiros portugueses na Colúmbia Britânica antes da Confederação. Esse grupo de pioneiros praticamente desconhecidos era, na maioria, ex-baleeiros que abandonaram os navios da frota baleeira do Pacífico durante a corrida do ouro na Califórnia em 1849 e a corrida no ouro na Colúmbia Britânica em 1858. Eles geralmente se casavam com mulheres aborígines. Eles deixaram pegadas pequenas, mas sapatos grandes na história da Colúmbia Britânica.

Nascido na Ilha do Pico, nos Açores, entre 1830 e 1840, Joseph Silvey começou a caça às baleias aos 12 anos de idade. Em 1860, quando Silvey chegou à costa de Colúmbia Britânica em uma escuna baleeira, ele decidiu embarcar em um navio para tentar sua mão na mineração de ouro e, em seguida, possuía um bar de sucesso em Gastown chamado “Um Buraco na Parede”. Silvey foi o homem renascentista de sua geração, ele foi o primeiro homem a ter uma licença de cerco em BC. Ele foi o primeiro luso-canadense naturalizado (1867). Embora Joe português e sua família tenham prosperado – ele teve 11 filhos com duas esposas e seus descendentes de mais de 500 pessoas, ainda habitam a costa do BC – eles também tiveram sua parcela de tristeza. A primeira esposa de Joe, Khaltinaht, morreu após alguns breves anos de casamento; sua filha mais velha, Elizabeth, mais tarde foi sequestrada e forçada a se casar contra sua vontade; e seu sexto filho, John, foi assassinado em um barco a remo a caminho de comprar amêijoas.

Representates da GlobeStar System Inc.

O legado do português continua no século XX com David Nicodemio Tavares, fundador e CEO da GlobeStar Systems Inc., nascido em 23 de janeiro de 1947, em Feteiras, São Miguel (Açores). Ele é o fundador e diretor executivo da GlobeStar Systems Inc. Como a história de seus precedentes, a história de David é a mais fascinante, mas há um componente de divindade nela. De acordo com o tributo prestado a ele, no livro de autoria do ex-deputado português, o honorável ​​Mario Silva e Michael Giles, prefácio de Charles Pachter, OC, intitulado “Fabric of a Nation, stories of Journey to Canada” (Tecido de uma Nação, histórias de Viagem ao Canadá), dar a impressão de que, por causa da fé de seus pais em Deus, David conseguiu superar o que os outros achavam impossível.

O Sr. Tavares emigrou para Toronto, Ontário, Canadá, com seus pais, em 1966. Formou-se no programa de Engenharia Elétrica e Mecânica da Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, adquirindo experiência prática como estagiário na EDA e trabalhando para a Portugal Telecom. Mais tarde, ele completou o programa de Liderança Executiva de Vendas e Marketing na Western University. Como todos os recém-chegados, o idioma inglés era uma barreira para o Sr. Tavares. Ele se matriculou em um curso de inglês no George Brown College. Seu objetivo era garantir emprego em telecomunicações. Em 1966, ele foi contratado pela Bell Canada, que foi um trampolim que o catapultou para o empresário de sucesso que ele é hoje. A primeira palavra em inglês que David aprendeu no avião que viajava para o Canadá foi “água”, mal sabia ele que mais tarde estabeleceria, Canada Pure Water Company (a Companhia de Água Pura do Canadá).

David é um visionário, que durante seus anos informativos expandiu as tecnologias digitais e os novos dispositivos de telecomunicações, e estabeleceu uma nova empresa, a GlobeStar Systems Inc. A GlobeStar, é uma empresa de desenvolvimento de software focada na integração de secretária eletrônica para sistemas de telefone e soluções de fluxo de trabalho. Sob sua liderança e com o comprometimento de uma equipe profissional e dedicada, a GlobeStar desenvolveu suas tecnologias de software para desenvolver um produto exclusivo hoje conhecido em todo o mundo como Connexall. Hoje, a Connexall foi classificada como número um e nomeada Líder de Categoria nos prêmios 2015/2016, 2017 e 2018 como Melhor no KLAS.

Com escritórios no Canadá, Estados Unidos, Portugal, América Latina, e China, a GlobeStar Systems trabalha com mais de 1.000 hospitais e sistemas de saúde inovadores e reconhecidos internacionalmente, promovendo uma maneira melhor de trabalhar para o fluxo contínuo de atendimento e processo do paciente.

Em 2003, o Sr. Tavares recebeu o Prêmio de Realização de Negócios da Federação de Empresas e Profissionais Canadenses Portugueses. Em 2005, ele foi agraciado com um Prêmio de Empreendedorismo Canadense Novo Pioneiro por suas contribuições à comunidade empresarial canadense. O Sr. Tavares foi a Escolha do Povo de Ontário pelo “Prêmio Inovação” em 2006 e em 2009, com a Insignia Autonómica de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, pela Assembléia Legislativa dos Açores. A Medalha do Jubileu de Ouro da Rainha foi concedida ao Sr. Tavares por suas contribuições significativas ao Canadá, à comunidade e a seus colegas canadenses.

Tive o privilégio, a honra e a bênção de fazer parte da equipe de profissionais do Sr. Tavares no passado. Sua vida é inspiradora e motivacional. David lidera por seu próprio exemplo, através de seu trabalho duro, dedicação, comprometimento, fé e resiliência. Ele modela a excelência, a integridade e oferece a sua equipe uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional em sua empresa. Obrigada, David, por ser um grande mentor e por ser o orgulho das comunidades de língua portuguesa em todo o mundo. David, merece esse tributo e honra por capacitar e mudar o futuro da assistência médica com suas inovações revolucionárias. David é um homem honrado que merece louvor!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é brazilian-wave-support-local-journalism-initiative-national-ethnic-press-and-media-creative-commons-licensing-1-1.png
Este artigo foi desenvolvido com o apoio do National Ethnic Press and Media Council of Canada, no âmbito do programa Local Journalism Initiative (LJI), fortalecendo a voz de pequenas comunidades de língua portuguesa em áreas remotas do Canadá. Atribuição Creative Common: CC by BrazilianWave.org 

_____________________

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Brazilian Wave Magazine e de seus editores.