Dicas sobre a cidade de Innisfil, Ontário

Uma pequena cidade com lago de águas bonitas

0
208
Praia em Innisfil, no lago Simcoe

Há mais de 170 anos, em meio a florestas quase intactas, teve início o povoamento de Innisfil. Ao sul da província de Ontário e a 80 quilômetros de Toronto, esta pequena cidade com muita natureza ao redor é vizinha do Lago Simcoe. Não à toa foi antes denominado pelos indígenas Huron, de Ouentironk, ou “água bonita”.

Hoje, Innisfil conta com uma população de cerca 36.000 habitantes. Embora as cidades vizinhas Barrie e Newmarket lhe ofereçam um importante suporte comercial, a pequena Innisfil mostra um dinamismo próprio em práticas esportivas e recreativas para diversas idades em diferentes estações do ano: canoagem, jet ski, skating, wakeboard, jogos de hockey, pesca, passeios de barco e muito mais.

O Sunset International Speedway há mais de 50 anos abriga famosas corridas de carros, revelando pilotos de destaque nacional. Já o Innisfil Beach Park, mais recente, valoriza as belezas naturais. No calor do verão, uma bem cuidada trilha, a praia de águas limpas e os agradáveis locais de piqueniques são um convite para toda a família. No frio do inverno, contudo, as claras águas do antigo Quentironk são um atrativo especial que têm no ice fishing uma charmosa atividade ao ar livre.

Ice Fishing no Lago Simcoe

Em tempos recentes, a pequena Innisfil vem sofrendo mudanças no seu perfil. Empreendimentos residenciais ganharam impulso nos últimos anos, substituindo paulatinamente, um estilo de vida de características mais rurais e apoiado pelo veraneio em casas à beira do lago.

Diferentes tipos pessoas veem Innisfil como uma oportunidade para uma vida mais tranquila. Entre elas, famílias de imigrantes que desejam fixar raízes em cidades acolhedoras, com boa infraestrutura e mais baratas que Toronto. A oferta de creches e escolas primárias e secundárias é certamente, um atrativo importante às famílias com criança, assim como a possibilidade de se manter o trabalho em Toronto, mesmo morando em Innisfil.

Com um ousado projeto de expansão e desenvolvimento urbano proposto, Innisfil enfrentará bons desafios. Como, em meio às pressões por mudanças, conservar ainda o seu charme: uma pequena cidade de raízes rurais vizinha ao lago de águas bonitas.

Curiosidades

  • O sistema ferroviário suburbano GO Transit passa por Innisfil, mas não faz parada na cidade.
  • Barrie, cidade vizinha muito próxima a Innisfil, tem atrações de verão e de inverno, como o Centennial Park , o Simcoe County Museum and Archives e o Springwater Provincial Park.
  • O nome Innisfil (Inis Fáil) tem origem irlandesa e quer dizer “ilha do destino”, referindo-se a maior ilha do Lago de Kilkenny, na Irlanda.

Links

  • Innisfil no futuro. O projeto Orbit