Kanata, um subúrbio dinâmico da cidade de Ottawa
A cidade de Ottawa, capital federal do Canadá, fica a 400 km de Toronto e conta com uma população de quase um milhão de habitantes. Localizada na província de Ontário (de influência histórica britânica), é vizinha à cidade de Gatineau, na província de Quebec (de influência histórica francesa). Seja pela condição de capital do Canadá, seja pelo fluxo com Gatineau, tanto o inglês como o francês, idiomas oficiais do Canadá, estão presentes em Ottawa.
Com baixos índices de criminalidade, Ottawa destaca-se como a quarta maior cidade do país. Além de uma área central dinâmica, possui três grandes subúrbios: Kanata, Barrhaven e Orleans.
A área de Kanata, localizada a oeste do centro da cidade, é um dos subúrbios de maior crescimento de Ottawa. Tem um parque tecnológico de bastante expressão no país, que inclui empresas como Shopify, Nokia, Ciena, e Cisco Systems; além de instituições de ensino importates, como Carleton University, University Ottawa e Algonquim College.
Apelidado carinhosamente pelos locais como Vale do Silício Norte, Kanata tem reconhecimento nacional e internacional por abrigar um avançado polo (hub) de tecnologia da informação (TI). Jovens de diferentes partes do mundo visitam, fazem estágios, estudam ou trabalham em Kanata, atraídos pelo alto padrão e pelas possibilidades de bons empregos em indústrias e empresas high tech.
Além das oportunidades profissionais, famílias se sentem atraídas por Kanata, dada a qualidade das casas, a presença de boas escolas e comércio variado, que oferece mais de 400 lojas e restaurantes. Como vantagem ainda, Kanata está próxima a áreas verdes e parques, bons para atividades recreativas e esportivas, como caminhadas, ciclismo e cross-coutry skiing.
Curiosidades
· Em tempos antigos, a aldeia criada pelos europeus às margens do rio, no século XVII, era chamada pelos indígenas Iroqueses de kanata. A aldeia deu origem à cidade de Ottawa e o termo “kanata” ao nome do país: “Canadá”.
· Em tempos mais recentes, Kanata ganhou impulso por iniciativa de Bill Teron, um executivo imobiliário canadense. Na década de 1960, ele comprou e instalou, em 1.200 hectares de área rural, uma comunidade urbana voltada para o desenvolvimento. Além de planejar e construir casas e núcleos comerciais integrados, o “pai de Kanata” atraiu as primeiras empresas de tecnologia que constituíram o núcleo do que hoje é conhecido como Vale do Silício do Norte.
Links:
· Morar no centro ou subúrbio canadense?
https://www.likeanewhome.com/pt/2018/01/morar-centro-ou-suburbio-canada/
· A vida em kanata, centro de TI
· Ottawa a global tech hub
· Discover TechNATA 2019