
Jane Jacobs foi uma importante escritora e ativista social. Americana radicada em Toronto, Canadá, seu livro Morte e Vida das Grandes Cidades (The Death and Life of the Great American Cities), com primeira edição em 1961, influenciou, a forma de se pensar e planejar as grandes cidades, projetando-lhes uma perspectiva mais humana.
Para a autora, a vitalidade da circulação e do encontro fortuito das pessoas em diferentes ambientes do bairro é essencial para o fortalecimento dos vínculos sociais das cidades. Ambientes públicos como ruas e praças, assim como dos estabelecimentos locais são apontados polos importantes para a aproximação e o dialogo entre as diferentes pessoas que ali vivem, trabalham ou visitam.
Se viva, Jane faria 100 anos em maio de 2016. Em homenagem às suas reflexões, escolhi apresentar aos canadenses e rememorar aos brasileiros que vivem no Canadá, um pouco da vitalidade do pequeno e acolhedor bairro da Urca, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
Embora a vedete maior seja o Pão de Açúcar, um ponto turístico que atrai milhares de visitantes por ano, desvio o foco para dar atenção a um lugar conhecido como a Mureta da Urca. Com três metros de altura, dois palmos de largura e 1,6 mil metros de extensão, este patrimônio feito em granito prensado vem se firmando como ponto de encontro charmoso que reúne moradores e visitantes da cidade, mas também, alguns turistas.
Famílias, amigos, conhecidos e desconhecidos ali se encontram para desfrutar umas das mais belas vistas da baía de Guanabara. A brisa suave do mar, as sombras das amendoeiras e o colorido dos barcos ancorados na baía de Guanabara tornam o ambiente singular e agradável. Mas, é a alegria e descontração das pessoas que ali chegam que tornam este lugar tão especial.
Alguns buscam pela boa comida e ambientes aconchegantes oferecidos pelos bistrôs e restaurantes. Outros, optam por saborear petiscos e bebidas ali mesmo, no frescor do ar livre, utilizando a mureta como apoio. Um programa agradável e sem sofisticação que reforça o sentido de ser carioca — de fato ou de coração!
Expediente:
Bar Urca: especializado em frutos do mar e nas culinárias brasileira e portuguesa, o serviço de petiscos e bebidas se estende àqueles que estão na Mureta . Rua Cândido Gaffrée, 205.
Garota da Urca: pratos de carne como a picanha e o medalhão à piemontesa são fartos e podem ser divididos. Petiscos como bolinhos de queijo e pasteis são bastante procurados. Av. João Luiz Alves, 56.
Boteco Belmonte: procurado por suas empadas abertas, sendo as de camarão um grande sucesso. Carnes, aves e frutos do mar completam a oferta. Av. Portugal, 986.
Julíus Brasseríe:com um ambiente pequeno e agradável, oferece uma gastronomia contemporânea com preços equilibrados. Av. Portugal, 986, loja D.