Assuma o controle das suas finanças

0
237

Por Laura Jeeves

Não importa qual seja a sua idade, nunca é muito cedo ou muito tarde para assumir o controle das suas finanças. Embora seja tentador “viver no agora” e desfrutar de um estilo de vida usando todo seu dinheiro, arduamente ganho, se você quiser garantir uma vida confortável, depois de atingir a idade de aposentadoria e parar de trabalhar, é fundamental que você tenha planos para que isso aconteça. Para a maioria das pessoas, gerenciar metas financeiras de longo prazo pode ser uma tarefa muito difícil. Investimentos, planejamento de pensões, economia para a educação de seus filhos – tudo isso requer conhecimento especializado, se quiser que ele seja sustentável ao longo de sua vida profissional. É aí que entra o suporte de um consultor financeiro.

Entre em contato com um profissional

Contratar um consultor profissional pode ser a melhor decisão financeira da sua vida; e isso não é exagero. Uma abordagem de Do It Yourself (DIY) pode ser a escolha para alguns, mas se você quiser tomar as melhores decisões em tópicos financeiros complexos, um profissional pode ser a diferença entre, por exemplo, ter uma aposentadoria segura e confortável, ou uma aposentadoria em que você precisa cuidar de cada centavo. Portanto, a decisão parece ser óbvia. Mas, como você encontra a pessoa certa para você?

Depoimentos e recomendações pessoais

Não basta ir à internet e se comprometer com a primeira empresa ou profissional, que te promete mundos e fundos. Faça a sua devida diligência, pesquise e reserve um tempo para ler os depoimentos dos clientes (não apenas no site da empresa, mas também em sites de avaliação). Vale também perguntar aos seus amigos, aos familiares, ou mesmo aos colegas de trabalho, porque uma recomendação pessoal é muito importante. Mais importante ainda, não se precipite em nada e tente se encontrar, pessoalmente, com o consultor financeiro em potencial, antes de tomar qualquer decisão. Um bom relacionamento e o sentimento de confiança são vitais.

Verifique as acreditações

Escolha um consultor financeiro independente. Assim, tem a certeza de que ele está atuando em prol de seus máximos interesses, em todos os aspectos dos seus investimentos, sem qualquer preconceito corporativo. Um bom profissional usará uma empresa externa, em conformidade com o portfolio adotado, para gerenciar as suas responsabilidades. E para quem fala português e mora no Canadá, na hora de escolher um consultor financeiro independente, inicie a sua busca entre os profissionais brasileiros e portugueses da área. O idioma facilitará a compreensão do rol de aplicações e investimentos.

Que serviços eles oferecem?

Você deve olhar para este relacionamento como algo de longo prazo. Então, você precisa saber que, não importa quais sejam suas necessidades, agora ou no futuro, você pode ter confiança em suas habilidades e conhecimentos. Por exemplo, os consultores financeiros devem ser versados ​​em todos os aspectos do planejamento de aposentadoria, incluindo saques, transferências e tributação, bem como uma série de estratégias de investimento e experiência em gerenciamento de carteiras em andamento. Algumas empresas empregam especialistas em cada um desses campos.

Verifique os Termos de Negócios

Por fim, antes de assinar qualquer coisa, certifique-se de ler os termos do negócio e entender, perfeitamente, os custos do serviço. Isso deve ser exibido claramente no site e também incluir seu status regulatório.

A escolha da pessoa ou empresa mais adequada para o seu planejamento de investimentos e previdência não deve ser tomada com leviandade. Não tenha pressa, faça pesquisas e certifique-se de que se sente confortável e confiante de que as pessoas que orientam suas decisões financeiras não são apenas qualificadas, mas também cumprem todos os regulamentos exigidos.

Este post tem o patrocínio de MB Group Tax Solutions