Astronauta canadense sobrevoa a Lua —Um momento histórico para o país

Um momento histórico para o Canadá. Jeremy Hansey integrou a missão Artemis II. A bordo da espaçonave Orion, sobrevoou a Lua em missão que durou 10 dias

Jeremy Hansen, primeiro canadense da história a viajar até a órbita da Lua como integrante da missão Artemis II, da NASA. (Foto:©Canadian Space Agency)


Jeremy Hansen —Coronel da Força Aérea Real Canadense, natural de London, na província de Ontário— tornou-se o primeiro canadense da história a viajar até a órbita da Lua como integrante da missão Artemis II, da NASA. Mais do que isso, entrou para a história como o primeiro astronauta não americano a ultrapassar a órbita baixa da Terra, um marco que representa um novo capítulo para a exploração espacial canadense.

Lançada em 1º de abril de 2026, a missão teve duração de dez dias. A bordo da espaçonave Orion, a tripulação realizou um sobrevoo ao redor da Lua antes de retornar em segurança à Terra. Foi a primeira missão tripulada ao redor do nosso satélite natural desde o fim do programa Apollo, exclusivo da NASA, há mais de cinco décadas.

Para o Canadá, a participação na Artemis II representou a confirmação de que a ciência, a tecnologia e a capacidade de colaboração do país continuam desempenhando um papel fundamental na construção do futuro cósmico da humanidade. A contribuição canadense ao programa internacional Artemis — incluindo tecnologias avançadas de robótica e o desenvolvimento do futuro Canadarm3, que será utilizado na estação lunar Gateway — garantiu ao país um lugar nessa missão histórica.

Pouco depois de retornar à Terra, Jeremy Hansen compartilhou suas impressões em entrevistas concedidas no Johnson Space Center, da NASA, em Houston. Hansen destacou que a conquista não era apenas pessoal, mas resultado do trabalho de gerações de canadenses que ajudaram a construir o programa espacial do país. Cientistas, engenheiros, professores e visionários receberam dele o reconhecimento por terem tornado essa missão possível.

Em suas declarações, Hansen evitou colocar o foco em si mesmo. Preferiu destacar a importância do trabalho em equipe e da cooperação internacional.

Ao contemplar a Terra a centenas de milhares de quilômetros de distância, o astronauta afirmou ter sentido ainda mais esperança no futuro da humanidade. Explicou que a viagem reforçou sua convicção sobre a importância de um trabalho integrado e conjunto. Suas palavras ganham um significado especial em um mundo marcado por tensões políticas e barreiras nacionais. A Artemis II monstrou o que a ciência e a colaboração internacional podem alcançar em torno de um objetivo comum.

Além de completar uma volta ao redor da Lua, a tripulação da Artemis II estabeleceu um novo recorde de distância. Durante a missão, Jeremy Hansen e seus companheiros viajaram mais de 406 mil quilômetros, superando a marca anteriormente registrada pelos astronautas da missão Apollo 13. Dessa posição privilegiada, contemplaram o nascer da Terra sobre o horizonte lunar, a superfície da Lua e a imensidão do espaço profundo — uma experiência vivida por pouquíssimas pessoas em toda a história.

Em determinado momento da viagem, Hansen descreveu a vista como “simplesmente inacreditável”, incentivando as futuras gerações a continuarem expandindo os limites da exploração espacial.

Como se tornar um astronauta no Canadá?

Para jovens canadenses que sonham em seguir esse caminho, a Agência Espacial Canadense procura profissionais com sólida formação em áreas como: ciências, engenharia, medicina, matemática, tecnologia, aviação e pesquisa científica.

Além da formação acadêmica, há outras características de destaque. Um excelente preparo físico, capacidade de trabalhar em equipe, liderança, raciocínio rápido, habilidade para resolver problemas e resiliência são considerados essenciais.

A trajetória de Jeremy Hansen começou muito antes da missão Artemis II. Depois de concluir sua graduação em Ciências Espaciais no Royal Military College of Canada, ele tornou-se piloto de caça da Força Aérea Real Canadense. Em 2009, foi selecionado pela Agência Espacial Canadense (CSA) entre milhares de candidatos. Durante mais de uma década, participou de um intenso programa de treinamento, apoiou operações da Estação Espacial Internacional (ISS), ajudou a desenvolver programas de treinamento para astronautas e preparou-se para futuras missões espaciais.

A história de Jeremy Hansen deixa uma importante lição: astronautas não nascem extraordinários. Eles se tornam extraordinários por meio de anos de estudo, disciplina, curiosidade e perseverança.

8 perguntas ao astronauta Jeremy Hansen

As perguntas e respostas apresentadas a seguir são baseadas em entrevistas concedidas por Jeremy Hansen à Agência Espacial Canadense (CSA), à NASA e à mídia canadense antes, durante e depois da missão Artemis II.

  1. Jeremy, como foi se tornar o primeiro canadense a viajar ao redor da Lua?
    Jeremy Hansen: Foi uma honra incrível. Eu não estava representando apenas a mim mesmo, mas o Canadá e todas as pessoas que ajudaram a construir o programa espacial do nosso país. Senti muito orgulho em saber que os canadenses faziam parte de uma missão tão importante.

Wave: Hansen costuma dizer que essa conquista pertence a todos os canadenses. A experiência do Canadá em robótica e tecnologia espacial foi fundamental para garantir ao país um lugar na histórica missão Artemis II.

  1. Qual foi a coisa mais incrível que você viu no espaço?
    Jeremy Hansen: Olhar para a Terra de tão longe foi inesquecível. Nosso planeta parecia lindo, tranquilo e muito pequeno. Isso me fez perceber que todos nós compartilhamos o mesmo lar.

Wave: Muitos astronautas descrevem essa experiência como o “efeito visão geral” (overview effect) — quando se vê a Terra sem fronteiras e se compreende o quanto toda a humanidade está conectada.

  1. Você sentiu medo?
    Jeremy Hansen: Toda missão espacial envolve riscos. O mais importante é estar muito bem preparado. Treinamos durante anos para que, se algo inesperado acontecesse, soubéssemos exatamente como agir.

Wave: Hansen treinou e se capacitou por mais de 15 anos antes de finalmente viajar ao espaço.

  1. O que um astronauta faz antes de uma missão?
    Jeremy Hansen: Passamos anos aprendendo. Estudamos os sistemas da nave espacial, treinamos procedimentos de emergência, fazemos exercícios em piscinas que simulam a ausência de gravidade, pilotamos aeronaves, praticamos atividades físicas quase todos os dias e aprendemos a trabalhar em equipe.

Wave: Tornar-se astronauta não depende apenas de inteligência. Também é preciso saber resolver problemas, manter a calma e confiar nos colegas.

  1. É preciso ser piloto para se tornar astronauta?
    Jeremy Hansen: Não. Os astronautas vêm de diferentes profissões. Alguns são engenheiros, médicos, cientistas ou pesquisadores. O mais importante é ter curiosidade, saber trabalhar em equipe e nunca parar de aprender.

Wave: Hansen foi piloto de caça antes de se tornar astronauta, mas muitos astronautas nunca pilotaram aeronaves militares.

  1. Que conselho você daria para as crianças que sonham em viajar para o espaço?
    Jeremy Hansen: Nunca deixem de ser curiosos. Façam perguntas. Aprendam o máximo que puderem. Não tenham medo de matérias difíceis, como matemática e ciências. Elas abrem portas para oportunidades incríveis.

Wave: Hansen visita escolas, apostando nos estudantes que construirão as missões do futuro.

  1. O que mais surpreendeu você ao viajar ao redor da Lua?
    Jeremy Hansen: Nenhuma fotografia consegue preparar você para vê-la com os próprios olhos. A Lua é simplesmente deslumbrante, e enxergar a Lua e a Terra ao mesmo tempo foi uma experiência que jamais esquecerei.

Wave: A Artemis II tornou-se a primeira missão tripulada a viajar ao redor da Lua em mais de 50 anos.

  1. O que vem pela frente para o Canadá na exploração espacial?
    Jeremy Hansen: Isso é apenas o começo. O Canadá continuará contribuindo para as futuras missões lunares com novas tecnologias, como o Canadarm3. E os jovens de hoje podem se tornar os astronautas, engenheiros, cientistas e inventores de amanhã.

Wave: O próximo grande salto do Canadá no espaço pode começar com um jovem estudante que está lendo esta revista neste momento.


Para saber mais sobre o programa espacial do Canadá, visite o portal oficial da Agência Espacial Canadense (CSA ou ASC). A agência coordena todos os programas civis relacionados ao espaço e avança no conhecimento espacial por meio da ciência e robótica. Siga o link:
https://www.asc-csa.gc.ca/eng


Wave Magazine Voltar ao índice

Ouça histórias em áudio… 🎧 a Wave lê para você!




Anuncie na Brazilian Wave Online!
Conecte a sua marca com a vibrante comunidade brasileira
e portuguesa no Canadá. Amplie sua Visibilidade!

Mais de 15 mil acessos únicos por mês
Público engajado, multilingue e em constante crescimento.

Fale com a gente: [email protected]

Advertisement