Bacalhau às natas

Com a energia dos jovens para o novo, João Varella, este futuro Chef de cuisine sugere aos nossos leitores uma variação de um prato tradicional português e brasileiro, para os encontros de família no Natal e nas Festas de final de ano.

0
80
João Guilherme Sarmento Varella.

O bacalhau, tão apreciado por brasileiros e portugueses, é uma ótima opção para um almoço em família e pode também ser a estrela da sua ceia de Natal. A dica deste prato tão fácil e saboroso foi apresentada à Wave por João Guilherme Sarmento Varella, conhecido por seus novos amigos, no Canadá, como John Varella.

Faz pouco mais de um ano que este simpático jovem brasileiro deixou a cidade de Itajubá, no sul de Minas Gerais. Embora profissionalmente já estabelecido no ramo da logística em uma multinacional no Brasil, João tomou uma radical decisão de vida, quando decidiu estudar gastronomia no Canadá.

Apaixonado pelas delicias culinárias brasileiras e internacionais, João vislumbrou o Canadá como boa oportunidade para este novo crescimento profissional e, quem sabe até, de desenvolvimento de negócio próprio. Foi com este olhar que João, em decisão conjunta com sua esposa Marina, optou por estudar no destacado Niagara College, na cidade de Niagara-on-the-Lake, em Ontario.

De um jeito descontraído e com evidente satisfação na boa escolha, o casal nos deu outra receita…só que agora, de vida:

“pesquisamos muito, antes de decidirmos onde morar no Canadá. No início, estávamos entre London e Ottawa. Ao final, escolhemos St. Catharines: por sua proximidade ao College, pelo custo de vida mais baixo e também, por ser uma região turística com oportunidades na área de gastronomia”.

Com a energia dos jovens para o novo, este futuro Chef de cuisine sugere aos nossos leitores uma variação para os encontros de família no Natal e nas Festas de final de ano. E para sair do peru e do tender, nos indica: “minha receita será Bacalhau às Natas, um prato bem versátil, fácil de fazer e muito saboroso. O bom dessa receita é que, ao invés do lombo, podem ser usadas partes mais baratas do bacalhau. A turma curte demais!”.
Valeu João, por esta opção de receita que une o tradicional bacalhau salgado de Portugal ao gosto brasileiro do creme de leite. Este prato serve 6 pessoas e pode ser acompanhado com arroz branco e salada de rúcula. Ah sim, um bom vinho verde também combina bem. Bora experimentar?

Receita: Bacalhau às Natas. (Foto Dreamstime.com)

RECEITA DE BACALHAU ÀS NATAS

Ingredientes

• 600g de bacalhau salgado
• 5 conchas da água do cozimento do 
   bacalhau 
• 250 ml de leite
• 1 lata de creme de leite
   (1/2 lata no Brasil
• 4 batatas inglesas grandes
• 6 cebolas grandes
• 1  cabeça completa de alho
• 3 colheres de sopa de manteiga
• 4 colheres de sopa de farinha de trigo 
• cerca de 6 colheres de sopa de azeite
• queijo parmesão a gosto

Preparo do bacalhau

  1. Dessalga-se o bacalhau deixando-o de molho, dentro da geladeira. No período da dessalga, é preciso manter o bacalhau imerso em água fria, na geladeira, para conservá-lo. Em média, são necessárias três trocas d´água para se obter um bom ponto de sal.
  2. Após isto, em uma panela, ferver o bacalhau por 5 minutos, reservando esta água como ingrediente do molho bechamel.
  3. Quando já frio, retire a pele e as espinhas do bacalhau. Desfie-o em lascas e reserve.
  4. Em uma frigideira bem pequena e em fogo bem baixo, colocam-se os alhos laminados imersos em uma fina camada de azeite. O que se busca é cozinhá-los bem levemente, somente para adocicá-los e para aromatizar o azeite.
  5. Em paralelo, em uma frigideira grande e em fogo médio (180 ⁰C), frite as cebolas cortadas em rodelas finas em cerca de 3 a 4 colheres de azeite, até que fiquem ligeiramente caramelizadas.
  6. Quando as cebolas já estiverem prontas, junte nesta mesma frigideira, o bacalhau já cozido e desfiado e também, o alho com azeite aromatizado. Mantenha em fogo baixo (150⁰C) por 10 minutos para o alho ganhar aroma e desligue.

Preparo das batatas

Corte as batatas em cubos de aproximadamente 1,5 cm. Espalhe as batatas em um tabuleiro bem untado com azeite e deixe-as dourar em forno alto (250 ⁰C) por aproximadamente 10 minutos ou até que ganhem uma camada levemente crocante. Reserve.

Molho bechamel aromatizado com bacalhau

Em uma panela, em fogo médio (180⁰C), coloque a manteiga, cerca de uma colher de azeite e 4 colheres de sopa de farinha de trigo. Despeje aos poucos a água do cozimento do bacalhau, mexendo sempre com o fouet. Após isto, acrescente o leite também aos poucos, até o ponto de creme. Havendo necessidade, pode-se colocar mais um pouquinho de leite.

Desligue o fogo e despeje o creme de leite. Siga mexendo com o fouet até formar boa mistura. Prove e, caso necessário, acrescente sal a gosto. Caso haja necessidade, bata a mistura no mixer para ficar bem lisinha.

Finalização do prato

Unte o pirex que vai à mesa e coloque primeiramente as batatas. Depois, espalhe a mistura do bacalhau com cebola e alho e ao final, distribua o molho bechamel aromatizado. Polvilhe com queijo parmesão a gosto e leve ao forno alto pré-aquecido para gratinar. Dependendo do forno, é questão de minutos. Bon apetite!