Brasileiros em Saskatchewan

0
172

Na década de 80 havia pouquíssimos imigrantes brasileiros em Saskatoon; somente algumas famílias que chegaram aqui nos anos 60. Eram também poucos estudantes brasileiros matriculados na Universidade de Saskatchewan, mas estes sempre chegavam, faziam seus cursos e retornavam para o Brasil após a conclusão de seus cursos. Nos últimos 10 anos, a população de Saskatchewan aumentou em torno de 160,000 pessoas, sendo Saskatoon e Regina as duas maiores cidades da província. O crescimento populacional da província está diretamente ligado ao programa de imigração denominado “Saskatchewan Immigrant Nominee Program (SINP)”. O governo provincial tem como objetivo atingir a meta de 1,4 milhões de habitantes nos próximos 10 anos. Muitas famílias brasileiras vieram para Saskatoon, Regina, Moose Jaw e outras localidades através desse programa.

A maioria dos brasileiros residentes em Saskatchewan são universitários ou profissionais da área de informática, recentemente recrutados pelas empresas Skip the Dishes, 7shifts, Vendasta e outras para trabalhar neste setor. Na sua maioria, os recém chegados são jovens e com auto nível de escolaridade. Atualmente, Saskatchewan está investindo fortemente nesta área, entretanto a provincia é carente de mão de obra especializada, razão pela qual o número de brasileiros tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Agora é o momento ideal de se mudar para Saskatchewan e crescer junto com a província, pois aqui os imigrantes não são tratados como “mais um” na multidão como nas cidades maiores. As oportunidades para quem quer um futuro melhor são muitas.

A ideia de formar a Associação Brasileira de Saskatoon (BRASA) surgiu em 2007 devido à uma velha amizade de três brasileiros residentes há muitos anos em Saskatchewan, Renato e Sueli de Freitas e Elizabeth Freire. Eles tinham em comum o sonho de manter a cultura, língua, ideias e terem os interesses sociais brasileiros compartilhados. A Associação Brasileira de Saskatoon, Inc (BRASA) é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos que promove e oferece atividades culturais, recreativas, linguísticas, sociais e outras atividades em Saskatoon, tendo como base as práticas culturais e sociais brasileiras. A partir da fundação da BRASA, implementou-se em 2012 a Escolinha de Português Brasinha que oferece aulas de português para crianças de 4 a 12 anos. Além da Brasinha, a Associação estabeleceu parceria com os estudantes brasileiros da Universidade de Saskatchewan que juntos fundaram a BRASA U of S – Associação de Estudantes Brasileiros, onde há mútua cooperação na realização de eventos culturais dentro e fora da universidade.

A Associação Brasileira de Saskatoon também foi fundamental junto ao Consulado Geral de Vancouver durante a reivindicação para o estabelecimento de um Consulado Honorário em Saskatoon. O Consulado funciona voluntariamente e foi estabelecido em 12 de agosto de 2014, sendo um dos primeiros Consulados Honorários Brasileiros a serem implementados no Canadá.