Canada Learning Bond – Um presente do Governo Canadense para os Savings de Educação das nossas crianças

Por Natalia Payne Sarti. Especialista RESP, licenciada pela RESPDAC & LLQP, Ontario

Se o Governo oferecesse dinheiro adicional para a Educação dos seus filhos, você aceitaria? Isso na verdade já acontece, porém nem todos tem conhecimento de que o governo contribui com valores significativos para que famílias poupem através de planos de Savings para Educação – RESP.

Ao abrir uma conta RESP, famílias acessam fundos de subsídios oferecidos pelo Governo Federal Canadense, e o quanto mais cedo se inicia contribuições e recolhimento desses subsídios, mais a criança se beneficia do efeito dos juros compostos, o que significa um impulso adicional aos valores recebidos através desse plano. Além disso, a rentabilidade no RESP fica protegida de impostos durante todo o tempo que os valores estão investidos nesse tipo de conta.

Para receber o CCESG – Canada Education Savings Grant a família deve depositar valores nessa conta ao longo dos anos, e o governo contribui com um percentual sobre os valores depositados. Existe ainda um programa de subsídio adicional introduzido desde o ano de 2004 e disponível para famílias em faixa de renda mais modesta, que não depende de nenhum depósito ou contribuição feita nessa conta, o CLB – Canada Learning Bond.

Desde sua criação, em 2004, o Governo Canadense já contribuiu com mais de 1.9 Bilhões de Dólares especificamente no Subsídio CLB. Ainda assim, mais do que 2.4 Milhões de crianças Canadenses que são elegíveis para esse benefício, deixam de recolhê-lo, por falta de informação, ou em alguns casos até mesmo desinformação – acreditando que precisam contribuir ou poupar necessariamente, ou que a abertura de um plano de Savings Educacional possa desqualificá-los para recebimento de outros benefícios, o que não acontece!

Os benefícios acessados através do RESP, tem como objetivo incentivar as famílias a poupar e investir para a Educação de seus filhos de forma disciplinada e desde cedo. Os dados mostram que o programa é um sucesso e alcança esse objetivo, incentivando famílias das mais diversas faixas de renda, a fazerem sua parte e assim acessarem também as contribuições financeiras que vem do Governo.

Um presente desses não deve deixar de ser aproveitado! A maior parte das instituições financeiras não cobra taxa de abertura do RESP quando apenas para recebimento do CLB, que não depende de nenhum depósito ou contribuição feito por parte das famílias, quando se qualificam para o programa. Nesse Natal, meu desejo é o de que essas 2.4 Milhões de crianças possam receber os fundos educacionais para melhores oportunidades de um futuro brilhante!


Advertisement