Canadá oferece plano dental – Entenda o “Canadian Dental Care Plan CDCP”

Com foco em medidas preventivas, check-ups de rotina e tratamentos essenciais, o plano aborda as barreiras (financeiras) que muitos canadenses enfrentavam ao acessar serviços odontológicos.

O novo plano odontológico coloca uma forte ênfase em medidas preventivas, como check-ups regulares, limpezas e educação sobre higiene bucal. (Imagem ilustrativa; Dreamstime.com)

O novo plano dental do Canadá é um passo significativo para promover a saúde bucal e o bem-estar geral de seus residentes. Ao priorizar a acessibilidade, medidas preventivas e alívio financeiro, o plano visa criar uma população mais saudável e, consequentemente, mais feliz. À medida que os canadenses aproveitam esses benefícios, a nação caminha para um futuro em que um sorriso saudável não é apenas um símbolo de saúde e bem-estar de alguns, mas uma realidade para cada residente.

Acesso à saúde bucal

Um dos principais benefícios do novo plano odontológico do Canadá é o aumento do acesso aos cuidados com a saúde bucal para todos os residentes. Com foco em medidas preventivas, check-ups de rotina e tratamentos essenciais, o plano aborda as barreiras (financeiras) que muitos canadenses enfrentavam ao acessar serviços odontológicos. Essa inclusão vem para garantir que os residentes no Canadá possam manter uma boa saúde bucal, prevenindo problemas mais sérios no futuro.

Alívio financeiro para milhares de famílias

As despesas com cuidados odontológicos podem ser uma carga financeira significativa para as famílias. O novo plano odontológico oferece alívio financeiro ao cobrir uma variedade de serviços, incluindo cuidados preventivos, tratamentos básicos e procedimentos de emergência. Ao reduzirem gastos relacionados ao tratamento com dentista, as famílias podem realocar seus recursos, melhorando o seu bem-estar financeiro.

Medidas preventivas aprimoradas

Os cuidados odontológicos preventivos são cruciais para manter uma boa saúde bucal e prevenir problemas mais sérios. O novo plano odontológico coloca uma forte ênfase em medidas preventivas, como check-ups regulares, limpezas e educação sobre higiene bucal. Ao incentivar o cuidado odontológico proativo, o plano visa reduzir a incidência de problemas odontológicos mais complexos e dispendiosos a longo prazo.

A saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral, e a má higiene bucal tem sido associada a várias condições sistêmicas. Ao promover check-ups dentários regulares e abordar prontamente problemas de saúde bucal, o novo plano odontológico contribui para o bem-estar geral dos canadenses. Uma saúde bucal melhorada pode impactar positivamente a saúde cardiovascular, o controle do diabetes e outros aspectos da saúde.

Foco na Saúde Mental

Problemas odontológicos podem ter um impacto significativo na saúde mental de um indivíduo, afetando a autoestima e o bem-estar geral. O novo plano odontológico reconhece os aspectos psicológicos da saúde bucal e busca abordá-los, fornecendo tratamentos necessários e procedimentos estéticos. Um sorriso confiante pode contribuir para uma melhor saúde mental, levando a uma vida mais gratificante e satisfatória.

Apoio a Populações Vulneráveis

O novo plano odontológico concentra-se especialmente no apoio a populações vulneráveis, como idosos, pessoas de baixa renda e comunidades indígenas. Ao abordar as necessidades odontológicas únicas desses grupos, o plano busca reduzir as disparidades de saúde e garantir que todos, independentemente de sua origem ou situação financeira, tenham acesso a cuidados odontológicos de qualidade.

Quem se qualifica ao novo plano dental: Canadian Dental Care Plan – CDCP

Para que o residente no Canadá tenha acesso ao novo Plano Dental (CDCP) é preciso cumprir dois critérios básicos:

1) Ter uma renda familiar líquida anual ajustada inferior a CAD$ 90,000

2) Não ter acesso a outro seguro odontológico

As inscrições estão sendo abertas em fases, começando pelos idosos, e de acordo com o seguinte calendário:

Idosos de 87 anos ou mais
Iniciado em dezembro de 2023

Idosos de 77 a 86 anos
Iniciado em janeiro de 2024

Idosos de 72 a 76 anos
A partir de fevereiro de 2024

Idosos de 70 a 71 anos
A partir de março de 2024

Idosos dos 65 aos 69 anos
a partir de maio de 2024

Adultos com um certificado de crédito fiscal para deficientes válido
A partir de junho de 2024

Crianças menores de 18 anos
A partir de junho de 2024

Todos os residentes canadenses elegíveis restantes
A partir de 2025

Entre no site oficial do governo para informações atualizadas
https://www.canada.ca/en/services/benefits/dental.html


Fonte: Governo do Canadá

Advertisement