Canadá – Seu curriculum expressa quem você é?

37

Se você já tem consciência do caminho profissional que deseja seguir, se já sabe o que quer fazer e estudou o mercado de trabalho, é hora de elaborar um bom currículo. O termo vem do latim: curriculum vitae e significa “trajetória de vida”. Percebeu alguma semelhança desse termo com o conceito de carreira profissional? O curriculum vitae, também conhecido por CV no Brasil, é um documento que traduz, de forma resumida, toda a trajetória da vida profissional e/ou estudantil de um candidato a vaga no mercado de trabalho. No Canadá, é o Resume, que respeitando algumas diferenças locais, tem basicamente a mesma estrutura.

Mas eu nunca trabalhei antes! Como posso elaborar meu CV? Se você está buscando seu primeiro emprego, é bem provável que não tenha muita experiência para colocar no currículo, mas isso não significa que você é uma folha em branco. Neste caso, inclua o seu percurso estudantil indicando as escolas e anos de conclusão dos cursos fundamental, médio e superior. Se você estiver com algum curso em andamento, informe a previsão de formatura.

Uma informação importante, muito bem vista pelos recrutadores (principalmente no Canadá), é alguma experiência de voluntariado. O mundo está repleto de oportunidades para exercer atividades voluntárias e não há desculpas para não praticar algo que faça a diferença na vida de outras pessoas. Falta de tempo? Há atividades que exigem apenas uma hora por semana – e isso, cá entre nós, poderá fazer toda diferença na hora de obter a vaga que se está almejando no mercado de trabalho.
Se seus pais são empresários ou têm um amigo empresário, tente trabalhar com ele(s). Entenda o que é uma empresa, como ela funciona. Aprenda tudo o que for possível, mesmo que seja de forma voluntária ou que você tenha uma remuneração mínima. Lembre-se: dinheiro não é o item mais importante quando se está construindo a trajetória de vida profissional, o curriculum vitae.

Outra forma de adquirir a experiência que o mercado de trabalho exige é fazer um estágio durante o período de estudos. O estágio é uma etapa valiosíssima (se for bem aproveitado, é claro!). É preciso que o estagiário se concentre no que faz e seja curioso e ávido para aprender mais sobre o que é exigido para o cargo que deseja mais adiante.
E quanto à formatação de um resume, como é que eu devo elaborá-lo? Há vários modelos disponíveis na internet e você pode escolher o seu. O importante é que ele comece com seus dados pessoais – nome, endereço, telefone, e-mail. Em seguida, você deve escrever qual é o seu objetivo, qual o cargo que deseja ocupar e falar um pouco – bem pouco, mesmo – sobre suas características pessoais: facilidade em trabalhar em equipe, capacidade de concentração, etc. Depois disso, você vai acrescentar as experiências profissionais, a formação estudantil/acadêmica e outros cursos que tenha concluído, como informática, inglês, design e outros. Mas tenha muito claro que todas as informações incluídas no Resume devem ser absolutamente verdadeiras.

Pronto, Está dado o primeiro passo – e toda grande caminhada começa com ele. Boa sorte na sua trajetória de vida!
____________________
Nara Maria Müller. Administradora – CRA 18245. Consultora organizacional – Master and Executive Coach at UNLOCK TRAINING.Coordenadora da Câmara de Ensino do CRA-RS (2017-19)