Comunidade Brasileira em Winnipeg

0
55

Por Maggie Demarchi e Erica Silva

A comunidade brasileira em Winnipeg cresceu aceleradamente nos últimos anos, com novos imigrantes chegando diariamente através de diferentes formas de visto. Os tipos mais comuns são os vistos de estudo e de trabalho com objetivo de obter a residência permanente. Os brasileiros mais antigos nas terras geladas de Winnipeg, com o seu característico calor humano, têm ajudado muito no estabelecimento das novas famílias brasileiras que chegam na cidade.

Um dos fatores que estão contribuindo para o crescimento da comunidade é o recrutamento de profissionais brasileiros da área de tecnologia para trabalhar em empresas locais. Em Winnipeg, empresas como SkipTheDishes, Bold Commerce, Online Business Systems, são líderes no recrutamento de profissionais do Brasil. Geralmente essas empresas recrutam através dos eventos da VanHack, que desde 2017 traz brasileiros para Winnipeg. Outras empresas que recrutaram brasileiros nos últimos anos para trabalhar em Manitoba foram Gerdau e AGI, ambas com negócios no Brasil.

Os brasileiros também encontram empregos nas mais diversas instituições publicas e privadas. Uma vez que Manitoba tem nível de desemprego menor que a média nacional, economia estável e diversificada e custo de vida menor que outras grandes cidades canadenses, muitos brasileiros e imigrantes de diversas nacionalidades fazem de Manitoba seu destino no Canadá. Há também aqueles que desistem de ficar por aqui depois de alguns invernos e após tornarem-se residentes permanentes mudam para cidades onde acreditam que encontrarão um inverno menos rigoroso.

Os que chegam em Winnipeg contam com três organizações que tentam amenizar o impacto do choque cultural e térmico e acomodar as necessidades dos recém-chegados. A Associação Brasileira em Winnipeg – BRASIW, o Conselho de Cidadania Brasileira em Winnipeg e o Consulado Honorário de Manitoba são compostas totalmente por voluntários que trabalham juntos para a comunidade Brasileira em Winnipeg e arredores. Um breve resumo das atividades do ultimo ano das organizações pode ser visto na página social da BRASIW no Facebook.

As três organizações trabalham juntas para aumentar a visibilidade da comunidade brasileira na sociedade canadense. O projeto de maior visibilidade atualmente é o programa quinzenal em português produzido pelo U Multicultural Channel em parceria com a Shaw TV. Neste programa que e veiculado no Shaw Spotlight e na mídia social, Maggie Demarchi, Presidente da BRASIW, entrevista brasileiros que falam de experiências de vida no Canadá, compartilhando informações, respondendo dúvidas e oferecendo soluções e alternativas para diversas situações da vida cotidiana nestas terras estrangeiras.

Os recém-chegados também encontram suporte em vários grupos religiosos que tem atividades em português. A Igreja Católica Portuguesa tem muitos brasileiros e promove uma festa junina anualmente. Igrejas evangélicas como “The Meeting Place,” Igreja Maranata, e “New Horizons International Church” tem cultos em português. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias tem um grande grupo de brasileiros que são bem ativos na comunidade e há também um grupo Espírita de brasileiros que se reúne em Winnipeg.

Enfim, ao chegar em Winnipeg a família brasileira encontrará vários tipos de suporte. Nossa mensagem a todos que desejam vir a Manitoba é que venham sem medo pois encontrarão o legítimo calor humano brasileiro nestas terras geladas.

O pequeno artigo foi uma colaboracao entre a presidente da associacao Maggie Demarchi e a presidente do conselho Erica Silva