Comunidade – Solidariedade brasileira

Por Marta Almeida

0
534
O espírito solidário brasileiro.
O espírito solidário Brasileiro.

Brasileiro de uma forma geral não tem fama de ser uma comunidade solidária no exterior. Os aspectos negativos estão sempre em evidência e os próprios brasileiros não se importam em repercutir alguns maus exemplos – alguns!

Esta generalização é injusta e Raquel comprovou isso quando resolveu imigrar com a família em busca de melhores oportunidades em Toronto. Trouxe até o cachorrinho de estimação e ao deixar o Rio Grande do Norte em pleno verão nordestino, quase desiste da empreitada no Aeroporto Pearson.

O desembarque foi exatamente no dia mais frio dos últimos 12 anos. Superado o primeiro trauma, a família começou a reestruturar a nova vida. Casa alugada pela internet, agora era hora de equipar tudo. O dinheiro poupado por anos para a mudança, parecia não ser suficiente.

Como tudo estava caro demais para eles, uma amiga recomendou: coloca nos grupos de brasileiros no Facebook um pedido de doações. Assim foi feito. Raquel pediu ajuda para equipar a casa e assim poupar o dinheiro economizado com tanto sacrifício para as demais despesas até que as coisas se equilibrassem.

Foi uma enxurrada de solidariedade! Móveis, talheres, colchões, eletrodomésticos, TV e até agasalhos seminovos! Afinal, não foi preciso comprar praticamente nada! Tudo de graça, doado por pessoas que nem ela, nem seus amigos que os receberam aqui, sequer conheciam! Único elo em comum: a nacionalidade brasileira. Desde então, nas redes sociais e sempre que tem oportunidade, Raquel é uma atuante defensora do espírito solidário dos brasileiros também nas comunidades fora do Brasil.