Cuidando da saúde dos Pets – O trabalho dos técnicos e médicos veterinários

Sabendo das dificuldades de atuar como Médica Veterinária, assim que chegou em Toronto, Thays montou logo uma estratégia prática: fazer um curso de 2 anos em um College, que lhe desse o certificado e a licença para trabalhar como Técnica Veterinária registrada em Ontário.

Imagem ilustrativa (Foto: Dreamstime.com)

A experiência de uma imigrante que atua na área da veterinária

A brasileira Thays Oliveira se formou em medicina veterinária em Natal, no Rio Grande do Norte, e se mudou com o marido para o Canadá, em 2019. No Brasil, durante os 5 anos de faculdade, ela fez vários estágios em um hospital veterinário da sua cidade, atuando em áreas como tratamento preventivo, internação e cirurgias, entre outras.

Apesar dos estudos e da experiência profissional no Brasil, Thays enxergou, de imediato, as dificuldades de dar continuidade à sua carreira quando chegou ao Canadá. Segundo ela, “você pode emigrar para o Canadá como veterinário. Porém, não basta chegar com o diploma brasileiro e já exercer a profissão. É preciso realizar vários exames e obter certificações para atuar como veterinário no país. Uma outra opção, para quem quer trabalhar dentro da área da veterinária, é você optar por fazer um College ou uma graduação como Veterinary Technician no Canadá”.

Sabendo das dificuldades de atuar como Médica Veterinária, assim que chegou em Toronto, Thays montou logo uma estratégia prática: fazer um curso de 2 anos em um College, que lhe desse o certificado e a licença para trabalhar como Técnica Veterinária registrada em Ontário.

Conversando com conhecidos, Thays descobriu que, mesmo sem uma certificação do Canadá, a sua formação e experiência adquiridas no Brasil poderiam, sim, contar para a sua entrada no mercado de trabalho como Técnica Veterinária. Depois de conseguir um contato profissional em uma cínica veterinária em Toronto e cumprir algumas etapas – entrevista, apresentação de currículo e treinamento – Thays conseguiu o emprego. Competente, dedicada e entrosada, ela conta que está muito satisfeita nestes dois anos de trabalho nessa mesma clínica.

Para os profissionais formados no Brasil, e outros países, o caminho para atuar profissionalmente como Médico Veterinário no Canadá pode ser longo e custoso. É preciso validar o diploma, investir em cursos especializados complementares para passar no exame de licenciamento e, só assim, obter a certificação adequada. Por isso, assim como Thays, muitos optam pela alternativa de trabalhar como técnica veterinária. É uma carreira menos exigente em termos de formação e tem boa aceitação no mercado de trabalho canadense, além de um bom salário.

Ouça a entrevista com Thays, que atua como técnica veterinária em Toronto — 🎧 Podcast: Mundo Pet — na WavePets.ca

A Rotina de uma Clínica Veterinária em Toronto

Advertisement | Anúncio

A jornada começa cedo para o veterinário especializado em gatos e cães em Toronto. Os primeiros raios de sol muitas vezes são acompanhados pelos primeiros chamados de emergência e consultas marcadas. A variedade de casos, desde check-ups regulares até situações mais complexas, mantém a rotina dinâmica e estimulante.

O veterinário passa suas manhãs realizando exames físicos detalhados, diagnósticos por imagem e desenvolvendo planos de tratamento personalizados para cada paciente peludo. A relação próxima com os animais é uma parte fundamental desse trabalho, e os veterinários muitas vezes se tornam confidentes de animais e tutores, criando laços duradouros com a comunidade de animais de estimação de Toronto.

À tarde, a clínica pode se transformar em um centro de atividade, com cirurgias agendadas e procedimentos especializados. A esterilização, tratamento de feridas e cirurgias ortopédicas são apenas algumas das muitas responsabilidades diárias de um veterinário dedicado à saúde de gatos e cães.

Veterinários e Técnicos Trabalhando Juntos

No dia a dia de uma clínica para animais, os técnicos veterinários desempenham um papel crucial. Seja preparando instrumentos cirúrgicos, auxiliando nos procedimentos, ou fornecendo cuidados pós-operatórios, esses profissionais são fundamentais na equipe de saúde animal. Além de apoiarem o trabalho com suas habilidades técnicas, também desempenham um papel vital no conforto e bem-estar dos Pets. Sua empatia e carinho são evidentes desde o momento em que um animal entra na clínica até sua recuperação pós-cirúrgica.

A colaboração estreita entre veterinários e técnicos veterinários é uma parte essencial da rotina diária. Enquanto o veterinário realiza diagnósticos e define planos de tratamento, o técnico atua como um braço direito, traduzindo esses planos em ações práticas. A confiança mútua e a comunicação eficaz são fundamentais para garantir o melhor cuidado possível para os pacientes de quatro patas. Juntos, eles compartilham a missão de proporcionar uma vida saudável e feliz para os animais de estimação da cidade.

Ouça a entrevista com Thays, que atua como técnica veterinária em Toronto — 🎧 Podcast: Mundo Pet — na WavePets.ca

Advertisement