O Duo Português Lavoisier

Em um ambiente envolto por projeções de azulejos portugueses, o duo Lavoisier, formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas, trouxe a Toronto uma performance envolvente. Na quarta-feira, 26 de fevereiro, no Lighthouse ArtSpace a dupla tocou no último dia do festival Celebração: Descobrindo os Sons de Portugal. No palco, Roberto com uma guitarra elétrica e Patrícia com uma voz poderosíssima guiaram a plateia em uma experiência musical intensa e cheia de emoção.
Movimentando-se junto com a música, Patrícia interpreta suas canções dançando com o corpo, os braços e até os dedos, convidando a audiência a sentir a música na pele. Sua voz poderosa é usada como um instrumento afinadíssimo, que envolve toda a plateia. A dupla carismática, que está junta desde 2011, se divertiu no palco canadense e trouxe uma performance elétrica e calorosa que aqueceu esse país congelante, mesmo que por um instante.
No show de 45 minutos em Toronto, Lavoisier tocou uma mistura de músicas autorais e alguns covers, especialmente homenageando o grande cantor-compositor português José “Zeca” Afonso. Eles apresentaram a música Liberdade de José Afonso em uma performance grandiosa acompanhada de imagens de protestos durante a Revolução dos Cravos projetadas nas paredes do espaço.
Entre movimentos expressivos, vocais poderosos e uma dinâmica impactante, Lavoisier transformou um pequeno palco de Toronto em uma verdadeira arena de espetáculo.
Ao final do espetáculo, Roberto Afonso e Patrícia Relvas conversaram com Mariana Schuetze, em entrevista exclusiva a Wave Magazine, onde falam de sua trajetória e projetos futuros. Leia a entrevista!

P. S. Lucas guia audiência em uma linda viagem musical em Toronto
P.S. Lucas é um projeto musical solo do compositor e instrumentista Pedro Lucas, que também integra o duo português Medeiro/Lucas. No Canadá, ele iniciou sua nova turnê nacional divulgando seu novo projeto, o álbum Villains & Chieftains.
O cantor, que escreve e performa as próprias músicas, apresentou canções do seu novo álbum, assim como outras mais antigas. Sentado sozinho no palco, com um violão, microfone e um painel de efeitos sonoros, Lucas guiou a audiência em uma viagem sonora rica em aventuras.
Antes de começar a cantar, Lucas comentou um pouco sobre o seu trabalho e logo avisou à plateia: ele começaria a cantar e só voltaria a conversar conosco no fim da performance. Dito e feito. Nos próximos 45 minutos, acompanhado de seu violão, Lucas apresentou uma parte de seu catálogo de músicas.
Sua habilidade com o instrumento e os sons hipnotizantes nos levaram às praias açorianas, fazendo-nos sentir o calor do verão na pele. Com uma pegada de folk e jazz, Lucas apresentou músicas com letras em inglês e melodias cativantes, que mais pareciam uma viagem debaixo d’água.
O show foi íntimo, e a decoração do espaço — com azulejos portugueses projetados ao redor da sala — combinou perfeitamente com a interessante performance de P.S. Lucas.
Além do duo Lavoisier e do instrumentista Pedro Lucas, a série de concertos Celebração: Descobrindo os Sons de Portugal trouxe outras performances, incluindo a envolvente apresentação da cantora Joana Alegre e a energia contagiante do grupo de percussão tradicional Retimbrar. Ambos os shows foram acompanhados de perto pela Wave Magazine, que registrou os momentos especiais desse grande evento musical.
A série de concertos contou também com a participação ao vivo dos artistas: Bicho Carpinteiro, João Diogo Leitão, Vasco Ribeiro Casais, Marta Pereira da Costa, OMIRI, Raia, Tó-Zé Bexiga e João Morais.



































