Dicas sobre St. Catharines, Ontário

0
97
Vista aérea da cidade de St. Catharines, em Ontário.

St. Catharines é a maior cidade da região de Niágara, no Canadá, e a sexta maior área urbana da província de Ontário, com cerca de 140 mil habitantes. Localizada na Península de Niágara, fica a 111km de Toronto e a apenas 16km de Niagara Falls (Cataratas de Niágara), um famoso destino turístico na fronteira do Canadá com os Estados Unidos.

Esta pacata e histórica cidade é um lugar convidativo, de espírito progressista e com curiosidades próprias e interessantes, como a ferrovia subterrânea, o Museu do Canal e os apelidos de “Cidade das abelhas” e “Cidade jardim”. Passeios e caminhadas em trilhas urbanas e arborizadas, piqueniques em áreas verdes, visitas a praias e cachoeiras são apenas algumas das atividades valorizadas pelos moradores e visitantes. Veja o site oficial da cidade.

Seja no verão ou no inverno, as trilhas verdes em St. Catharines vão chamar a sua atenção. No verão, caminhadas, ciclismo e corrida são ótimas opções. Já no inverno, o cross-country skiing aparece como uma ótima pedida.

Vale evidenciar os 12 km da Bruce Trail que passam pela cidade de St. Catharines. Essa trilha é a mais antiga e a mais longa do Canadá; tem cerca de 900 kms e acompanha a Escarpa de Niágara. Por sua beleza e significância, a Bruce Trail recebeu o titulo de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Além das belezas naturais, St. Catharines tem um papel econômico importante na província de Ontário, por suas atividades de agroturismo, associadas às vinícolas da área, com grandes produtores (Niagara’s Twenty Valley). St. Catharines está situada na maior região produtora de vinho do país, com mais de 50 vinhedos e muitas das melhores vinícolas do país. Além da produção dos vinhos em si, uma economia paralela é gerada a partir de atividades de visitação aos vinhedos e aos ambientes de produção, entre outras.

Um dos diferenciais da região está na produção do ice wine, um vinho “de sobremesa” de sabor doce e concentrado produzido a partir de uvas congeladas ainda na videira. O Canadá produz um volume de ice wine maior do que todos os outros países combinados. Aproximadamente 90 por cento de toda a produção no Canadá é originária de vinícolas sediadas em Ontário, muitas delas na região de St. Cahtarines

Curiosidades sobre St. Catharines:

  • A cidade das abelhas

St. Catharines foi uma das primeiras cidades do Canadá a se declarar “amiga das abelhas”. Em 2017, a cidade assumiu o compromisso de proteger estes polinizadores, fundamentais para a produção das frutas, vegetais e grãos que chegam às nossas mesas.

No sítio Histórico Nacional BME Church of Salem Chapel e na exposição permanente no Museu de St. Catharine podemos aprender mais sobre importância da região junto ao movimento abolicionista na américa do norte. A Underground Railroad era uma rede de rotas e esconderijos de fuga de escravos dos estados Unidos, que buscavam por sua liberdade, e não uma ferrovias de fato, como o nome sugere. Este é considerado um dos maiores movimento de liberdade anti-escravidão na América do Norte. Trouxe entre 30.000 e 40.000 fugitivos dos estados Unidos para a América do Norte Britânica (hoje Canadá).


  • A cidade dos jardins

O apelido de Cidade Jardim se deve à riqueza de jardins e parques de St. Catharines. Com destaque o Montebello Park, famoso por sua coleção de 25 diferentes tipos de roseiras distribuídas por mais de mil plantas.


  • Comunidade Port Dalhousie

A praia mais popular de St. Catharines fica no lugarejo de Port Dalhousie. Além do banho nas águas do lago Ontário, a praia oferece atividades de recreação como stand up paddle boarding, natação, caiaque e vôlei de praia. Ali também se encontra um farol antigo, importante na sinalização do fluxo de embarcações do Canal Welland.


  • Museu do Canal Welland

Inaugurado pela primeira vez em 1829, o canal Welland (LINK para o podcast de Welland) foi continuamente ampliado. Pela qualidade de sua engenharia, o Canal é uma obra mundialmente famosa e de referencia no desenvolvimento de St. Catharines e região. O Museu do Canal Welland está localizado em St. Catharines e embora pequenino, oferece uma visita agradável e conhecimento sobre a história local e algo da industria naval. De uma plataforma elevada pode-se acompanhar o trânsito dos navios.


  • Atrações de St. Catharines