Por Alethéa Mantovani @aletheamantovani

O chef francês Érick Jacquin, 56 anos, conquistou o público brasileiro com o seu jeito irreverente, divertido e até um pouco austero de ser, durante as participações que vem fazendo ao longo dos últimos sete anos como jurado do programa MasterChef Brasil, exibido pela Band TV.
Além do programa, que já é um sucesso em todo o Brasil, Jacquin também apresenta o Pesadelo na Cozinha, que faz um tipo de recuperação geral nos restaurantes que estão à beira da falência, nos mesmos moldes que o programa Ramsay’s Kitchen Nightmares, comandado pelo famoso chef britânico Gordon Ramsay.
Este ano, Érick passou a comandar mais um programa na Band, o Minha Receita, no qual ele e uma equipe de repórteres de várias partes do Brasil investigam as receitas de famosos ou pessoas desconhecidas que são apaixonadas por gastronomia.

A trajetória
O chef francês nasceu em Saint-Amand-Montrond, cidade localizada no departamento Cher, na França. Ainda pequeno, ele se mudou com a família para Dun-sur-Auron, cidade localizada numa região com diversas vinícolas.
Na juventude, estudou na École Hôtelière Saint Amand Monrond, mas devido à pouca diversidade gastronômica da região vinícola, decidiu ir morar em Paris, o grande polo gastronômico da França.
Já na ‘Cidade Luz’, Jacquin conseguiu o seu espaço e começou a trabalhar com Alain Morel, no restaurante Chardenoux, e depois com Gérard Faucher. Na sequência, com Philippe Groult e Roland Magne, nos renomados Maître Cuisinier de France e no Le Toit de Passy. No Maître Cuisinier de France também trabalhou com Henry Charvet, que era proprietário do Restaurante Au Comte de Gascogne. Foi ele que confiou a Érick a responsabilidade do restaurante especializado em foie gras.
O reconhecimento pelo trabalho de Jacquin veio após seis anos, em 1995, quando o francês recebeu a sua primeira estrela no guia Michelin.
No mesmo ano, o chef francês se mudou para o Brasil após receber uma proposta tentadora do restaurateur Vincenzo Ondei para comandar o Le Coq Hardy, agora extinto, onde ficou durante quatro anos.
Em seguida, ele abriu os seus próprios restaurantes e somente em 2014 foi para a TV, como um dos jurados do programa MasterChef Brasil, onde ganhou projeção nacional e se tornou um dos chefs mais conhecidos do país.
Jacquin foi eleito pela revista Forbes como uma das 25 celebridades mais importantes do Brasil.
Hoje nas redes sociais ele faz muito sucesso e coleciona um grande número de seguidores – 2,6 milhões no Instagram e 1,5 milhão de inscritos no YouTube.
Além de tudo isso, Érick também realiza aulas-show e palestras por todo o Brasil para formar uma nova geração de chefs de cozinha de qualidade.
Vida Pessoal

Na vida pessoal, o francês se casou duas vezes e tem três filhos. Edouard é fruto do primeiro casamento de Jacquin com a sommelière francesa Katia Lefriec. Os gêmeos Antoine e Elise são filhos dele com a brasileira Rosangela Menezes, atual esposa do chef.
Nova Temporada
O programa MasterChef Brasil começou nesta terça-feira, dia 6 de julho, a sua nova temporada com novidades. Ao lado de Érick Jacquin e Henrique Fogaça, esta edição traz Helena Rizzo como substituta da argentina Paola Carosella. Uma outra novidade foi a participação do cantor Diogo Nogueira, que cozinhou uma moqueca baiana com os participantes e recebeu até elogios dos jurados.
Podcast Wave On-The-Go
- Ouça agora a entrevista de Érick Jacquin no podcast Wave On The Go.
Produção: Alethéa Mantovani, Christian Pedersen
Apresentação, edição e direção: Christian Pedersen – Participação: Alethéa Mantovani
Vinhetas: Robson DJ Estudio
Realização da BRZ Group Inc. – Toronto, Canadá 2021
Adoro o Érick Jacquin e essa entrevista da Alethea Mantovani para a Brazilian Weve está o máximo …
Alethea Mantovani, sempre mandsndo bem 🤪
Que bom, Edméa. Acompanhe as publicações da Alethéa aqui no site. E te conto que já tem mais no forno!