Érick Jacquin – O chef francês que conquistou o Brasil

Érick Jacquin é um chef de cozinha criativo e empreendedor, que valoriza a boa comida e o prazer que ela provoca. Confira também, no final da matéria, o link do nosso podcast Wave-On-The-Go exclusivo com o chef Jacquin.

2
175

Por Alethéa Mantovani @aletheamantovani

Érick Jacquin, o chef francês  56 anos, conquistou o público brasileiro com o seu jeito irreverente, divertido e até um pouco auster. A imgem o mostra com sua tradicional elegância: gravata borbolet e um elegante terno  azul marinho em riscado de giz, com colete.
Érick Jacquin – Foto: Divulgação / Instagram

O chef francês Érick Jacquin, 56 anos, conquistou o público brasileiro com o seu jeito irreverente, divertido e até um pouco austero de ser, durante as participações que vem fazendo ao longo dos últimos sete anos como jurado do programa MasterChef Brasil, exibido pela Band TV. 

Além do programa, que já é um sucesso em todo o Brasil, Jacquin também apresenta o Pesadelo na Cozinha, que faz um tipo de recuperação geral nos restaurantes que estão à beira da falência, nos mesmos moldes que o programa Ramsay’s Kitchen Nightmares, comandado pelo famoso chef britânico Gordon Ramsay.

Este ano, Érick passou a comandar mais um programa na Band, o Minha Receita, no qual ele e uma equipe de repórteres de várias partes do Brasil investigam as receitas de famosos ou pessoas desconhecidas que são apaixonadas por gastronomia.

Érick Jacquin com o elenco 2021 do programa Master Chef Brasil – Foto: Divulgação Band

A trajetória

O chef francês nasceu em Saint-Amand-Montrond, cidade localizada no departamento Cher, na França. Ainda pequeno, ele se mudou com a família para  Dun-sur-Auron, cidade localizada numa região com diversas vinícolas.

Na juventude, estudou na École Hôtelière Saint Amand Monrond, mas devido à pouca diversidade gastronômica da região vinícola, decidiu ir morar em Paris, o grande polo gastronômico da França.

Já na ‘Cidade Luz’, Jacquin conseguiu o seu espaço e começou a trabalhar com Alain Morel, no restaurante Chardenoux, e depois com Gérard Faucher. Na sequência, com Philippe Groult e Roland Magne, nos renomados Maître Cuisinier de France e no Le Toit de Passy. No Maître Cuisinier de France também trabalhou com Henry Charvet, que era proprietário do Restaurante Au Comte de Gascogne. Foi ele que confiou a Érick a responsabilidade do restaurante especializado em foie gras.

O reconhecimento pelo trabalho de Jacquin veio após seis anos, em 1995, quando o francês recebeu a sua primeira estrela no guia Michelin.

No mesmo ano, o chef francês se mudou para o Brasil após receber uma proposta tentadora do restaurateur Vincenzo Ondei para comandar o Le Coq Hardy, agora extinto, onde ficou durante quatro anos.

Em seguida, ele abriu os seus próprios restaurantes e somente em 2014 foi para a TV, como um dos jurados do programa MasterChef Brasil, onde ganhou projeção nacional e se tornou um dos chefs mais conhecidos do país.

Jacquin foi eleito pela revista Forbes como uma das 25 celebridades mais importantes do Brasil.

Hoje nas redes sociais ele faz muito sucesso e coleciona um grande número de seguidores – 2,6 milhões no Instagram e 1,5 milhão de inscritos no YouTube. 

Além de tudo isso, Érick também realiza aulas-show e palestras por todo o Brasil para formar uma nova geração de chefs de cozinha de qualidade.

Vida Pessoal

A imagem mostra a familia do chef Érick Jacquin. Traz a sua atual esposa,, Rosangela Meneses, brasileira. A blusa azul marinho e vermelho de Rosangela faz o contraste na foto.  Pois, na frente, Jacquin, seu filho frances Edouard e os bebes gêmeos brasileiros, todos estão vestidos de branco. Sorrisos,  olhares afetuosos e os dois bébes no colo, realçam  o clima familiar à foto.
Érick Jacquin com os filhos Edouard, os gêmeos Antoine e Elise e a esposa Rosangela Menezes – Foto: Divulgação / Instagram

Na vida pessoal, o francês se casou duas vezes e tem três filhos. Edouard é fruto do primeiro casamento de Jacquin com a sommelière francesa Katia Lefriec. Os gêmeos Antoine e Elise são filhos dele com a brasileira Rosangela Menezes, atual esposa do chef.

Nova Temporada

O programa MasterChef Brasil começou nesta terça-feira, dia 6 de julho, a sua nova temporada com novidades. Ao lado de Érick Jacquin e Henrique Fogaça, esta edição traz Helena Rizzo como substituta da argentina Paola Carosella. Uma outra novidade foi a participação do cantor Diogo Nogueira, que cozinhou uma moqueca baiana com os participantes e recebeu até elogios dos jurados. 

Podcast Wave On-The-Go

Entrevista: Alethéa Mantovani
Produção: Alethéa Mantovani, Christian Pedersen
Apresentação, edição e direção: Christian Pedersen – Participação: Alethéa Mantovani
Vinhetas: Robson DJ Estudio
Realização da BRZ Group Inc. – Toronto, Canadá 2021

Confira! Podcasts da Brazilian Wave escolhidos especialmente para você

2 COMENTÁRIOS

  1. Adoro o Érick Jacquin e essa entrevista da Alethea Mantovani para a Brazilian Weve está o máximo …
    Alethea Mantovani, sempre mandsndo bem 🤪

Comments are closed.