Feliz Dia da Família

Mensagem do Pastor Ceny, da Igreja Vida Nova, de Toronto.

0
48

“Se o Senhor não edificar a casa …” Salmo 127:1

A família é a instituição mais antiga da história humana. A família é um lugar singular. Sua origem é milenar! Sua função é espetacular! Sua abrangência vai desde a concepção, até o momento final da existência terrena. O valor da família passa por todos os norteamentos do ser humano. A primeira e mais eficaz escola do mundo tem sua origem na família. Recebemos todos os cuidados no nascimento, apoio em nosso crescimento, sustentação, direcionamento, acompanhamento, ações constantes de amor, carinho, proteção, orientação, aconselhamento, investimento e muito mais.

A família é um jardim regado de flores lindas, perfumadas, atraentes e convidativas. A família é um lugar de exemplos marcantes que ficam para toda a vida. Neste ambiente familiar a amizade é uma marca que permanece em cada coração. Um dos exemplos clássicos dessa amizade é a devoção de Rute à sua sogra Noemi. Muito embora Rute fosse moabita e Noemi uma viúva pobre, estrangeira e idosa, Rute apega-se a ela e torna-se melhor do que dez filhos. Rute e Noemi, ambas viúvas, desfrutam de uma amizade fortalecida nas horas dos desalentos e das adversidades da vida. O Eterno Deus trabalha nesta história como um pintor que pinta o seu mais valioso e belíssimo quadro. Rute tornou-se avó do rei Davi e ancestral do Messias. Somos história, estamos escrevendo a história e deixaremos os nossos exemplos na história.

A família é um lugar de encorajamento para todos. Dependendo do que somos, e como vivemos em família, inexoravelmente daremos as mais superlativas e contundentes contribuições à nossa geração, e, também às gerações futuras. Uma família funcional tem esta característica de manter a vida sempre motivada, ousada e focada. Na hora da dor, recebe o bálsamo curador; na tristeza, uma boa palavra de amor que frutificará em completa alegria; na hora do abatimento, há uma fonte de abastecimento. A família é o hospital de recuperação para os doentes e o campo de treinamento para os grandes embates da vida. Na família, somos aceitos não somente por causa de nossas virtudes, mas também quando fracassamos. É no recôndito da família que nosso caráter é burilado, nossa personalidade é edificada e nosso temperamento é provado.

Na arena da família, quando caímos, somos levantados. Quando ficamos tristes, somos consolados. Quando erramos, somos perdoados. A família é lugar de aceitação, perdão e cura. É no recôndito sagrado da família que temos os nossos mais sinceros amigos, aqueles que estarão ao nosso lado, mesmo quando todos nos abandonarem e estes iluminarão nosso caminho mesmo nas noites mais escuras da alma.

É na família que usufruímos o pleno significado da existência. É na família que crescemos e nos multiplicamos. É na família que cumprimos o nosso papel cultural. É na família que aprendemos a dar e a receber. É na família que aprendemos a respeitar e a perdoar uns aos outros. É na família que aprendemos a suportar uns aos outros em amor. É na família que recebemos a base de tudo.

Pr. Ceny Tavares
Igreja Vida Nova – Toronto