Hamilton. A capital mundial das cachoeiras

0
28

Há quem pense que Hamilton é apenas uma cidade com muitas chaminés industriais que fica a meio caminho entre Toronto e as Cataratas do Niágara, mas essa impressão pode se transformar em uma surpresa agradável.

Hamilton é uma cidade portuária situada no centro da área mais industrializada do país, onde a manufatura é a atividade econômica mais importante. Sessenta por cento de todo o aço canadense é produzido lá, daí seu título de Capital Canadense do Aço. Embora sempre tenha levado o título de Capital Canadense do Aço, Hamilton é agora mais conhecida como a “Capital das Cachoeiras”.

Pelo menos 130 cachoeiras

Sim, você leu corretamente: o município de Hamilton possui mais de 100 cachoeiras! Bem, a organização sem fins lucrativos City of Waterfalls registrou 130 delas, enquanto a renomada instituição educacional e de pesquisa norte-americana Smithsonian conseguiu catalogar 156. Apesar disso, ela contém o maior número de cachoeiras do que qualquer cidade do mundo.

Apesar desse número incrível, de acordo com a Autoridade de Conservação de Hamilton, 30 dessas cachoeiras são inacessíveis, mas a cidade está trabalhando para melhorar o acesso construindo um sistema de trilhas. Isso certamente é importante porque algumas pessoas já tiveram que ser resgatadas ao tentar chegar a algumas cachoeiras de acesso perigoso.

Tiffany Falls, Hamilton. (Photo by City of Waterfalls)

Quedas de Tiffany e Webster

A boa notícia é que existem aquelas que podem ser visitadas, como a Cachoeira Tiffany, por exemplo, que é uma cachoeira de fita de 21 metros de altura cuja nascente fica nas proximidades do riacho Tiffany. Esta atração pode ser encontrada na Área de Conservação das Cataratas Tiffany em Ancaster.

A cachoeira mais popular e conhecida em Hamilton é Webster, criada pela água que flui para baixo de Spencer Creek, localizada na área de preservação de Webster’s Falls em Greensville. Tem uma crista de 24 metros e é a maior da região, sendo o maior parque associado a uma cascata. De acordo com o site City of Waterfalls, Webster’s Falls tem o maior número de cartões postais antigos, o que significa que é visitado por turistas há mais de 100 anos.

Uma boa fonte de informações sobre as atrações naturais de Hamilton é a conservaçãohamilton.ca

Tudo por causa da escarpa

O motivo pelo qual Hamilton tem tantas cachoeiras é porque fica na Escarpa do Niágara, um penhasco rochoso que se estende por quase 1.600 quilômetros através da região dos Grandes Lagos. A escarpa é mais famosa por ser o penhasco sobre o qual o rio Niagara mergulha, criando as Cataratas do Niágara, de onde vem o nome.

O Escarpment é uma Reserva da Biosfera Mundial da UNESCO. Possui o ecossistema florestal mais antigo e as árvores do leste da América do Norte.