Wave 108 – Imigração – Novo programa do “Express Entry” em 2023

O programa "Express Entry" responde a necessidades específicas de mão de obra do mercado no Canadá e fortalece comunidades francófonas

O Canadá está lançando um novo processo para o programa Express Entry, em 2023. A nova modalidade para a seleção dos candidatos à residência permanente é baseada na priorização de categorias. Isso permitirá que o Canadá emita convites para pessoas que tenham habilidades específicas, treinamento ou proficiência na língua francesa.

Com a demanda crescente por preenchimento de vagas de trabalho em todo o país, os empregadores canadenses veem na imigração uma solução essencial para esse desafio. Reconhecendo essa realidade, o governo do Canadá acredita nos bons resultados de um sistema de imigração que atue como um catalisador para o crescimento e capacitação das empresas. Essa iniciativa tem como objetivo atender necessidades de mão-de-obra de alguns setores específicos e fortalecer as comunidades francófonas.

Neste ano, os convites de seleção por categoria estarão concentrados em candidatos com proficiência em língua francesa ou experiência profissional nas seguintes áreas: assistência médica, profissões de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), transporte, agricultura e agroalimentar, comércio e profissionais como carpinteiros, encanadores e empreiteiros.

De acordo com o governo, a seleção baseada em categorias visa tornar o Express Entry mais responsivo às mudanças nas necessidades econômicas e do mercado de trabalho do Canadá. Esta iniciativa tem como objetivo priorizar o alto capital humano, que tem sido um dos pilares do bem-sucedido sistema econômico de imigração do país.

“Ao nos permitir convidar trabalhadores mais qualificados nessas profissões, a seleção baseada em categoria apoia o compromisso do Canadá de receber profissionais em demanda em comunidades em todo o país. Além disso, ao colocar um foco especial na imigração francófona, o governo do Canadá está garantindo que as comunidades francesas possam continuar a viver suas vidas no Canadá no idioma oficial de sua escolha.” – destaca Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania.
Fraser comenta ainda: “Onde quer que eu vá, ouço em alto e bom som de empregadores, em todo o país, que estão enfrentando escassez crônica de mão de obra. Essas mudanças no sistema Express Entry garantirão que eles tenham os trabalhadores qualificados de que precisam para crescer e ter sucesso. Também podemos expandir nossa economia e ajudar empresas com escassez de mão de obra, além de aumentar o número de candidatos fluentes em francês para ajudar a garantir a vitalidade das comunidades de língua francesa.”

Áreas prioritárias “Express Entry” em 2023

Os convites de seleção por categoria, em 2023, se concentrarão em candidatos com forte proficiência na língua francesa ou experiência de trabalho nas seguintes áreas:

  • Assistência médica
  • Profissões de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)
  • Profissionais especializados, como carpinteiros, encanadores e empreiteiros
  • Transporte
  • Agricultura e agroalimentar
Advertisement