
A Wave desenvolveu um trabalho de cobertura jornalística em pequenas cidades, em àreas remotas do Canadá, entre dezembro 2019 e março de 2020. A iniciativa foi parte de um projeto sob os auspícios da National Ethnic Press and Media Association of Canada, financiado pelo programa Local Journalist Initiative (LJI), do governo do Canadá.
A programa LJI apoia a criação de jornalismo cívico original, que cubra as diversas necessidades das comunidades carentes do Canadá. O trabalho da Wave teve um olhar especial para pequenas cidades, onde a descendência Lusa valoriza e preserva a cultura e o idioma português em seu dia-a-dia.
As matérias desenvolvidas durante o período do projeto estão disponíveis em 3 idiomas (português, inglês e françês) aqui site BrazilianWave.org.
Apresentamos abaixo o resultado do trabalho editorial de Rosemary Baptista, jornalista responsável, especialmente contratada pela Brazilian Wave para responder ao programa LJI.
- Designer de moda luso-canadense conquista o palco mundial.
- Reconstruindo identidades nas comunidades portuguesas do sul de Ontário.
- Um tributo a Nelson Santos, prefeito da cidade de Kingsville.
- Projeto piloto de imigração no setor agroalimentar.
- O impacto do “fracking” na indústria de pesca. (não disponível)
- A águia do norte encontra o condor do sul. Os paralelos entre o desmatamento da floresta boreal no Canadá e da floresta amazônica no Brasil.
- Legado português no Canadá.
- Preparação para os anos dourados.
Nota: todo o conteúdo produzido para o programa Local Journalism Initiative está disponível online, gratuitamente, às organizações de mídia e demais, por meio da licença Creative Commons.
