Intercâmbio cultural. É hora de planejar

0
63
Jovens brasileiros se preparam para os estudos no Canadá, após a fase do COVID-19

A Covid-19 deixou muitos sonhos de intercâmbio suspensos no ar. Só existe uma maneira do sonho não perder a direção. Continue sonhando, se planejando, imaginando você em solos canadenses. A gente sente que o relógio parou e que o nosso objetivo ficou inalcançável. Se olhar em uma outra direção, verá que esta pausa é excelente para cada um se preparar melhor para o grande momento.

Muitos pedidos de vistos não puderam ser enviados para o consulado. Outros pedidos continuam dentro do consulado aguardando análise ou finalização. Enfim, são muitas histórias diferentes com um objetivo em comum. O sonho de estar no Canadá foi interrompido temporariamente, porém não deve ser abandonado.

Com uma rapidez (3 dias úteis) e eficácia jamais vista, escolas de inglês privadas como a CLLC e SLLC mudaram toda a entrega do conteúdo do aprendizado do idioma para a plataforma online. Os jovens que puderam encarar o desafio do diferente continuam estudando na plataforma online dentro do Canadá. Antes o aluno se locomovia para a escola. Agora o aluno tem a escola dentro da sua casa. A qualidade de ensino não foi comprometida. O aluno continua interagindo com professores e com alunos que estão em toda parte do mundo em tempo real.

A previsão da abertura das escolas de inglês privadas vai acontecer em momentos diferentes dependendo da administração de cada uma. Em Vancouver e Victoria, algumas escolas abrirão em meados de Julho. Em Charlottetown já temos escolas abertas. Em Toronto a previsão é agosto ou setembro. Tudo vai depender das autoridades governamentais de cada Província.

Este momento jamais vivido, abriu uma oportunidade atraente para muitos brasileiros estudarem o idioma online com professores credenciados e em tempo real. O governo canadense mudou e continuará mudando regras de imigração conforme seja necessário. Hoje, um aluno pode fazer 50% do seu curso superior online no Brasil e continuar sendo elegível para receber a PGWP (Post-Graduation Work Permit), representando uma economia considerável com hospedagem dentro do Canadá.

A certeza que temos é que o Canadá é um país imenso, com baixa densidade demográfica e com um grande número de trabalhadores se aposentando em breve. Estudantes internacionais e novos imigrantes não só alimentam a economia do país, como também são o futuro dele. Enquanto as fronteiras dos países permanecerem fechadas invista nos cursos online de idiomas. Vale muito a pena! Esperamos que a gente se encontre no Canadá em breve.


Samira é Consultora de Imigração e Intercâmbio da agência Triip Canada.