South Style Martial Arts vem ganhando destaque no Canadá

Líder de escola tradicional de artes marciais chinesas (South Style Martial Arts) vem ganhando estaque no Canadá

De uma pequena cidade do nordeste do Brasil, Garanhuns-Pernambuco, um artista marcial brasileiro está chamando a atenção da Sociedade Canadense de Kung Fu.

No ano passado, em 2023, Shifu Tony Bahia, The Iron Tony, embarcou em uma jornada marcante, fazendo sua primeira aparição em solo canadense. Ele se inscreveu como único atleta de sua equipe para um torneio organizado pela NSO (National Sports Organization) no Markhan Pan-An Center em Markhan. Este não foi um torneio comum, mas sim o prestigiado Campeonato Pan-Americano de Kung Fu Wushu, com cerca de 800 atletas de vários países. Representando a South Style Martial Arts, única escola do centro de Toronto, Iron Tony trouxe glória ao Canadá, ganhando 2 medalhas de ouro e 3 de prata.

Nos dias 18 e 19 de maio de 2024, o mesmo NSO, Wushu Canadá, sediou o 2024 Ontario Martial Arts Games and Selection Event no Centro para Imigrantes e Serviços Comunitários, em Scarborough.

Como líder de uma escola tradicional de artes marciais chinesas (South Style Martial Arts) e único representante de um estilo de Kung Fu desenvolvido no Brasil (Fei Hok Phai – Estilo da Garça em voo) por um dos cinco mestres chineses pioneiros desta arte naquele país, o Grão-Mestre Chiu Ping Lok (mestre de Tony ), Iron-Tony voltou a inscrever-se sozinho nas três principais categorias tradicionais do Kung Fu, mãos nuas (estilos do sul), armas médias/curtas e armas longas.

Desta vez, mais do que um lugar no pódio, nosso atleta de Toronto quis mostrar seu estilo de mestre para a sociedade canadense de Kung Fu e chamar a atenção para sua escola. “O Pan-Americano foi um grande evento e me saí bem, mas pela magnitude da competição ninguém me notou além dos árbitros. Fui só mais um atleta!” Ele diz.

“Este torneio (2024 Ontario Martial Arts Games and Selection Event) teve apenas a participação das principais escolas canadenses, e tive a oportunidade de conhecer grandes mestres e atletas de Quebec, Calgary, Ottawa e, claro, de outras áreas do GTA como Markham e Scarborough.”

Iron-Tony, hoje com 46 anos, preparou-se seguindo um programa de periodização de treino intensivo de 5 semanas de sua própria criação, que ele chama de The Middle Age Warrior (O guerreiro de meia idade). Terminou em 1º lugar com uma grande diferença de pontuação nas três categorias!

“Voltei a ser atleta aqui no Canadá ao completar 40 anos, depois de 20 anos afastado das competições, e venho trabalhando neste método desde então. Até agora, esse método me garantiu um lugar no pódio em todas as minhas competições: 1º lugar em um campeonato mundial na China, em 2018; 3º lugar em um torneio de mestres em Nova York (que não nomearam 1º lugar); dois 1º lugares e três 2º lugares no Pan-Americano. Agora, três 1º lugares neste torneio regional. Eu chamo o método de Middle Age Warrior porque quero motivar outras pessoas de meia-idade a permanecerem ativas e lutarem por aquilo em que acreditam, independentemente da idade, assim como eu estou fazendo!”

Para o próximo ano, nosso campeão quer trazer uma equipe inteira e está em busca de adultos, jovens e crianças para formarem o seu time. Nenhuma experiência é necessária para ingressar no “Team Iron-Tony”.

Os interessados ​​​​em aprender mais sobre as aulas e métodos de personal training do Iron-Tony podem visitar o site da escola (www.southstylemartialarts.ca) ou a página oficial do The Middle Age Warrior (www.irontony.org).

Advertisement