O sucesso do 110º Grey Cup, em Hamilton

Por Teresa Botelho, Toronto
e Rosemary Baptista, Hamilton

Celebração da vitória do Grey Cup 2023 em Hamilton, Ontário. Os Alouettes venceram os Blue Bombers por 28 a 24 (Foto: divulgação)

Embora o hóquei no gelo seja um esporte que desperte uma paixão incontestável no Canadá, o Futebol Americano, ou Futebol Gridiron, ocupa também um espaço especial no coração dos canadenses. A Canadian Football League (CFL) é uma prova clara desse entusiasmo, proporcionando uma experiência única e emocionante para os fãs e torcedores que se envolvem com as rivalidades locais e o espírito competitivo que define o esporte no país.

O Grey Cup – a grande partida final da CFL – é o principal evento de Futebol Gridiron no Canadá. É um torneio que mobiliza toda a nação e transcende as fronteiras provinciais. As cidades anfitriãs se transformam em festivais de energia e camaradagem, enquanto os torcedores se vestem com as cores de seus times, pintando um quadro vibrante de paixão e lealdade.

A cidade de Hamilton, Ontário, hospedou o 110º Grey Cup – com o jogo final em 19 de novembro 2023 – e uma equipe da Brazilian Wave Canada esteve presente. Durante o Dia da Mídia, realizado no Centro de Convenções de Hamilton, a jornalista e tradutora Rosemary Baptista – enviada especial da Wave para a cobertura do evento – junto com Julia Blunk (escritora freelance e supermodelo) e Sarah Blunk (fotógrafa), também parte da equipe, entrevistaram vários jogadores e treinadores do Winnipeg Blue Bombers e do Montreal Alouettes, os times adversários. Alguns trechos extraídos da matéria de Rosemary Baptista – publicado nesta plataforma – refletem o sucesso do 110ª Grey Cup em Hamilton:

A partir da esquerda, a fotógrafa Sara Blunk, a escritora Julia Blunk e a jornalista e tradutora Rosemary Baptista, em evento para a mídia no 110º Grey Cup, Hamilton, Ontário (Foto: Sara Blunk)

“(…) A James Street North ficou vibrante, adornada por um mar de cores lindas e celebrações. Esta rua, que fica localizada no centro da cidade, foi fechada da York Boulevard até a Barton Street East para atividades populares antes do Grey Cup, como nunca havia acontecido antes. Os hamiltonianos sabem festejar! Houve música ao vivo, artistas locais, brincadeiras para as crianças e comidas típicas representando várias partes do mundo. A Banda 99 de Toronto atraiu uma multidão de centenas de pessoas. Não consegui me conter em meio a toda aquela alegria e energia e me juntei aos dançarinos sob a noite de luar.

Advertisement | Anúncio

As festividades começaram na quinta-feira, 16 de novembro. Tivemos a sorte de ter um clima quente, no entanto, apesar do tempo frio e úmido no dia seguinte, moradores e turistas compareceram em massa. O Centro de Convenções de Hamilton serviu como sede da Team Party e do Grey Cup. Por 3 dias consecutivos foi palco de festas incríveis. O Ontario Concert Hall hospedou o Cheer Extravaganza. A Estação LiUNA hospedou o almoço CFLAAL Legends apresentado pela CARSTAR e o café da manhã YWCA Hamilton Rise & Shine Young Trailblazers. A cantora americana Carrie Underwood se apresentou no First Ontario Centre. O Hamilton Santa Claus e Grey Cup Parade foi o maior que já vi (…).”

Montreal Alouettes quarterback Cody Fajardo. Celebração da vitória do Grey Cup 2023 em Hamilton, Ontário (Foto: divulgação)

O jogo final foi disputado em 19 de novembro de 2023, no Tim Hortons Field em Hamilton, Ontário, entre o campeão da Divisão Oeste, Winnipeg Blue Bombers, e o campeão da Divisão Leste, Montreal Alouettes. Os Alouettes venceram os Blue Bombers por 28 a 24.


Advertisement