O Parque Mount Robson em BC oferece a beleza de áreas selvagens quase intocadas

Uma das maiores atrações de BC é o local do pico mais alto das Montanhas Rochosas canadenses

Mesmo quem é canadense tem um fascínio pela Colúmbia Britânica por causa de suas belezas naturais. A possibilidade de experimentar mais intensamente a vida ao ar livre, entrar em áreas protegidas, estar próximo de animais silvestres e poder apreciar vistas incríveis atrai pessoas de todo o país, para além dos turistas estrangeiros. Reunindo todas essas atrações, com uma infraestrutura para receber os visitantes com qualidade no meio das montanhas, o Mount Robson Provincial Park é um dos principais parques da província e local do pico mais alto das Montanhas Rochosas canadenses, com 3.954 metros de altura. Ele é também o segundo parque mais antigo da província e patrimônio mundial da Unesco.

Mount Robson, na Columbia Britânica (Fonte: site oficial de Mount Robson)

Atrações

O lugar conta com opções de atividades para diversos estilos de visitantes, desde aqueles que querem relaxar e apreciar a paisagem até os que gostam de se exercitar e se desafiar, caminhando por trilhas longas, subindo a montanha ou enveredando por vales remotos, que são pouco explorados. São mais de 217 mil hectares de áreas selvagens quase intocadas, com lagos, cachoeiras, muitas espécies diferentes de plantas e vistas estonteantes.

Lá nasce o rio Fraser, que tem uma das maiores populações de salmão do mundo. Entre os lagos da região, estão o Berg e o Kinney. As águas geladas fazem com que eles reflitam uma cor azul turquesa incrível. Se a ideia é ver uma vista de perder o fôlego, é possível apreciar a vista para o Valley of a Thousand Falls (algo como Vale das Mil Cascatas, em Português). Ao longo das trilhas, que podem durar horas, existem diversos pontos de contemplação na natureza exuberante.

Durante os passeios pelas matas também é possível se deparar com muita vida selvagem, como pássaros, alces, ursos negros e cervos. Por isso, é necessário ficar atento aos procedimentos de segurança, como levar algo para fazer barulho durante a caminhada pelas trilhas – a fim de não pegar os animais de surpresa – e carregar sempre um bear spray a tiracolo – uma espécie de spray de pimenta para espantar ursos agressivos. Na parte mais alta do parque, há também ursos pardos e cabras das montanhas.

Alpinistas também tentam chegar ao cume por vias diferentes, com graus variados de complexidade. Algumas das rotas conhecidas são a Kain, que segue o caminho feito pelos primeiros exploradores, e a Emperor Face, que é uma das mais desafiantes. Além das caminhadas e escaladas, é possível andar de mountain bike por diversas trilhas e fazer um passeio de helicóptero para ter uma vista do alto de diversos pontos. Para os mais pacatos, canoagem no Yellowhead Lake e pesca de trutas no Moose Lake são algumas opções mais tranquilas. No inverno, as caminhadas transformam-se em snowshoeing – que é a caminhada na neve com um calçado especial para isso – ou em outras atividades típicas de neve, como esqui e patinação.

Infraestrutura

Centro de visitantes do Mount Robson (Foto: site oficial de turismo do parque)

O Mount Robson Provincial Park tem um centro de visitantes onde é possível pegar todas as informações sobre o parque e suas atrações. Lá também encontra-se um pequeno museu, com imagens e informações sobre o lugar e sua história. Além da área de camping principal – com banheiros, local para lavar louça e tomar banho – existem outros pontos reservados para montar a barraca em meio às longas trilhas, como no caminho para o Berg Lake. Em todos os locais, há profissionais para auxiliar os visitantes. Na área também existe um lugar para pequenos shows. Para quem gosta de mais conforto, pequenas hospedagens, cabanas ou bed and breakfast não faltaram por lá. Também há opções de cafés e restaurantes.

A HWY 16, que é a rodovia que leva ao Mount Robson Provincial Park, também segue para Jasper National Park, outra grande área natural. Ao longo do caminho existem diversos pontos de parada que rendem fotos incríveis. De Vancouver, são 674 quilômetros de distância – ou cerca de sete horas e meia de viagem. O aeroporto comercial mais próximo fica em Prince George, 295 quilômetros de distância ou cerca de três horas de carro. Robson, a montanha que dá nome ao parque já é avistada de longe na estrada, já evidenciando a grandiosidade do lugar.

Existem diversas rotas turísticas em que é possível visitar diferentes parques de BC e ter uma amostra das belezas que a província guarda e que não se equiparam a nenhuma outra. Portanto, se a ideia é conhecer essa região de fato, é preciso ir muito além de sua cidade mais conhecida, Vancouver, e estar disposto a sair dos centros urbanos e adentrar as matas locais. Afinal, os parques são um ponto forte da província e valem a estadia, mesmo – ou principalmente – em barracas.

Advertisement