Parque nacional de Banff, lago Louise e o estilo canadense das maravilhas rochosas

Desbravar o bem estar: há mais de 125 anos o turismo de aventura do local fornece aos visitantes o casamento da selva preservada com todo um conforto moderno, além de oportunidades para a exploração ativa.

0
145

Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO desde 1984, o primeiro parque nacional do Canadá é o destino turístico número um do país, atraindo mais de 4,5 milhões de visitantes por ano. Situado a oeste de Edmonton em um conjunto de 480km na junção com os parques de Jasper, Yoho e vários outros complexos naturais menores que formam o Rocky Mountains Parks World Heritage Site – uma das maiores áreas protegidas do planeta (juntos, os três parques de Alberta recebem mais de 7 milhões de turistas anualmente) – Banff é cenário de belas paisagens a partir de $6 por pessoa, e também território dos aventureiros que praticam esportes como o montanhismo, trekking, golfe, esqui (alpino e nórdico), além de inúmeras outras opções de lazer e relaxamento em fontes termais. Um verdadeiro paraíso nas montanhas!

Incorporado como um pequeno trecho de 26km2 e hoje um colosso de 6.641km2, a história do Parque Nacional de Banff começou com a construção da primeira ferrovia transcontinental do Canadá através da Canadian Pacific Railway, que inaugurou o trajeto originalmente construído entre o leste do país e a Colúmbia Britânica (British Columbia) após esta se tornar a sexta província canadense em 1870. As obras da  via férrea foram compreendidas entre os anos de 1881 e 1885, atendendo a uma promessa feita ao novo distrito, que exigiu a construção de uma estrada de ferro que conectasse a isolada região com o resto da pátria, como uma das alternativas para entrar na Confederação do Canadá.

Durante as expedições em Banff para arquitetar a ferrovia, William McCardell, McCardell Thomas McCabe e Frank, trabalhadores ferroviários, foram surpreendidos por inúmeras fontes de água quente na base da montanha Sulphur no outono de 1883. A descoberta ocasionou uma série de disputas sobre as propriedades aquecidas que imediatamente o potencial das Montanhas Rochosas foi intensificado pela Canadian Pacific Railway. A consequência foi a criação do parque nacional que atualmente é um “must-see” destino para viajantes de todo o mundo, além dos vários hotéis contruídos pela companhia no final do seculo XIX que estão entre as mais requintadas opções de hospedagem da América do Norte.

Tanto para os apreciadores da natureza com orçamento de campista ou aos simpatizantes da vida de forma luxuosa, Banff – parkscanada.gc.ca/banff – oferece uma escolha de alojamentos, restaurantes, lojas de grifes e atividades para tornar o passeio inesquecível. O motivo é a beleza fenomenal do parque: imponentes rios e cachoeiras, cânions, montanhas exorbitantes e prados elevados, geleiras e lagos gélidos mais parecidos com portais de acesso a outro mundo. O cenário é composto por ursos negros, renas, alces, carneiros, veados e outros animais selvagens que desfilam à vontade pelo local. Uma maravilha aos amantes da fotografia!

Dentre as atrações mais emocionantes de Banff, o famoso Lago Louise (Lake Louise), sitiado por imensas montanhas que são refletidas nas suas extraordinárias águas verde-jade, resultado dos depósitos chuvosos das geleiras do local, ricas em minerais. Território do deslumbrante resort 4 estrelas Fairmont Chateau Lake Louise – fairmont.com/banffsprings, que com 548 quartos conserva o estilo eduardiano e prende a atenção dos hóspedes em uma atmosfera cultural cosmopolita a remeter a história da Belle Époque européia no final do século XIX de forma modernizada, a partir das várias comodidades, restaurante e recreações oferecidas. Em baixa temporada o resort oferece reservas a partir de $177, e nos períodos mais quentes do ano a diária fica em torno de $360. A dica é se cadastrar em alguns dos numerosos sites de compras coletivas existentes na província de Alberta e esperar a sorte de conseguir uma promoção no hotel.

Para uma busca mais completa sobre hospedagem e restaurantes, o site banffhotels.org oferece opções para todos os bolsos. Para saber das atrações, atividades e eventos que acontecem no verão visite o site banfflakelouise.com