Wave 108 – Planejamento financeiro. Pense com antecedência na educação superior dos filhos

Para pais de bebês ou crianças pequenas, é difícil imaginar o momento em que essa criança estará pronta para iniciar uma Universidade ou College. Mas, como escutamos por tantas famílias de adolescentes e crianças mais velhas, o tempo voa, especialmente quando se trata do tempo de criação de filhos.

Imagem ilustrativa (Orangeline | Dreamstime.com)

Antes que a gente se dê conta, aquele bebê recém-nascido estará terminando o Grade 12 e pronto para seguir para a Educação Pós-Secundária e dar os primeiros passos em direção a sua carreira e vida profissional. E nesse momento, vamos também nos deparar com os altos custos relacionados ao Tuition de cursos Pós-Secundários, além de tantas outras despesas envolvidas.

Para as famílias que têm por objetivo apoiar o seus filhos no acesso a oportunidades de Ensino Superior, faz sentido organizar um planejamento financeiro ainda bem cedo. Principalmente, quando consideramos que o Governo do Canadá oferece ajuda – em forma de Grants – para as famílias que se programam a uma poupança de forma disciplinada, através de planos chamados RESP – Registered Education Savings Plans.
O custo de Educação Superior no Canadá é consideravelmente alto – e tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, até que nossos filhos estejam prontos para essa etapa da vida. Depois da compra de uma casa, pagar pelo ensino superior dos filhos é o maior desafio que uma família típica canadense enfrenta.

De acordo com o Statistics Canada, o custo de 1 ano de Tuition no Canadá, atualmente, pode variar de CA$ 5.000 a CA$ 10.000 aproximadamente (a depender da modalidade de ensino, curso e localização da Instituição de Ensino em questão). Se incluirmos na equação os custos de vida para um estudante que não more com seus pais – incluindo acomodação, alimentação, transporte, materiais didáticos, entre outros – a estimativa é de que um estudante tenha despesas próximas de CA$20. 000 por ano – de acordo com os valores atuais.

Considerando esses valores, elaborar uma estratégia que permita acessar os Grants e se preparar desde cedo, torna-se importante. Uma estratégia bem pensada para uma Poupança (Savings de Educação) permite acessar valores significativos disponibilizados pelo Governo em forma de Grants (até CA$ 9.200 disponíveis através dos Programas CESG e CLB).

Advertisement | Anúncio

Espalhar o custo da Educação Superior em contribuições mensais ou anuais — ao longo dos 17 anos que se tem para atrair os Grants disponibilizados pelo Governo, combinado com um plano que permite retorno de investimentos protegido de impostos — pode significar a diferença para os nossos filhos iniciarem suas vidas acadêmicas e profissionais sem o ônus de dívidas, ou como se diz em inglês “debt-free”.


Natalia Payne Sarti – RESP Specialist Licensed by RESPDAC for Ontario

Advertisement