Ponte Brasil-Canadá nas Pradarias

0
110

Por Vânia Halldorson

Eu imigrei para o Canadá em 2002 e juntamente com meu marido canadense, fundamos a The Lost Lobos Company. Por meio de nossa empresa on-line, vendemos produtos ecológicos / orgânicos principalmente do Brasil, mas recentemente, também começamos a oferecer serviços holísticos, como Terapia com Óleos Essenciais, Barras de Acesso e Alquimista Online Tarot (http://www.instagram.com/alchemisttarot/).

Ao longo dos anos, moramos em várias cidades de Manitoba e participamos de muitas feiras da região. Quando morava na cidade de Flin Flon, eu era a única canadense brasileira na cidade e pouco a pouco, as pessoas puderam conhecer produtos brasileiros através de um anúncio no rádio e participação em feiras locais. Mais tarde, moramos em Killarney, uma pequena comunidade de agricultores, onde participamos ativamente de várias feiras de verão da região (mercado dos fazendeiros de Boissevain, mercado dos fazendeiros de Killarney, Festival da Lua Cheia, etc.) e também em feiras de inverno, como o Festival Multicultural da Westman de Brandon e feiras de Natal. Mais uma vez, eu era a única residente canadense brasileira na cidade. Um fato interessante era que vários estudantes de intercâmbio do Brasil, que passavam pela cidade, compravam nossos produtos para dar às famílias anfitriãs canadenses.

Mais tarde, mudamos para Winnipeg e também participamos de muitas feiras de negócios e de Natal. Winnipeg é uma cidade maior, com uma população de aproximadamente 800.000 pessoas. Vários brasileiros (de 3.000 a 4.000) residem na cidade e existem muitos locais e eventos brasileiros, como o Pavilhão Brasileiro no Folklorama Anual de Verão, um restaurante de churrasco “Carnaval – Brazilian BBQ” e o Brazilian Market Delivery Food. No cenário musical, há um conhecido brasileiro-canadense, Marco Castillo (www.marcocastillo.ca) e a mais nova dupla de samba e bossa nova, o “Sarau Carioca” (http://www.saraucarioca.com).

Atualmente, a comunidade brasileira expandiu e criou a Associação Brasileira de Winnipeg – BRASIW. A BRASIW é uma associação para promover a interação e o apoio aos brasileiros que vivem em Winnipeg e região, com três áreas principais de ação: apoio aos recém-chegados, ação social e solidária, e civismo e patriotismo.