Receita – Bolinho de bacalhau

0
15
Prato bem arrumado com 10 bolinhos de bacalhau, decorado com uma fatia de limão e um ramo de  salsinha representando o cuidado da tradicional receita de bolinho de bacalhau, como se diz no Brasil,  ou de pastel de bacalhau, como se diz em Portugal

Bolinho ou pastel de bacalhau? Para os brasileiros é bolinho, para os portugueses é pastel de bacalhau. Bolinho ou pastel, esse é um petisco muito apreciado por todos os aficionados por bacalhau. É versátil, autêntico, fácil de fazer e delicioso. Escolhemos essa receita do site Tudo Receitas, compartilhada por Sara SIlva, por ser super prática. A autora garante que em 45 minutos de preparo fácil você vai conseguir verdadeiras “bolinhas de ouro”.

INGREDIENTES

3 batatas médias (500 g aproximadamente)
250 gramas de bacalhau (dessalgado, desfiado e cozido)
2 ovos
2 dentes de alho
1 cebola pequena
½ xícara farinha de rosca
1 colher (sopa) de azeite
óleo para fritar
sal e pimenta-do-reino
salsinha

MODO DE PREPARO

  • Comece preparando seus bolinhos de bacalhau colocando as batatas descascadas e o bacalhau para cozinharem juntos em água com sal. Quando as lascas do bacalhau e a pele começarem a se separ, retire-o da panela e reserve; deixe cozinhar as batatas até que se desfaçam quando picadas com um garfo.
  • Retire a pele em espinhas do bacalhau e transforme-o em lascas ou pedaços pequenos. Desfaça as batatas com o garfo em um puré granulado.
  • Misture a batata com o bacalhau e todos os ingredientes restantes. Mexa até conseguir uma pasta consistente e fácil de moldar (se isso não acontecer adicione um pouco de farinha de trigo para ajudar na liga ). Forme bolinhas com as mãos.
  • Submerja os bolinhos de bacalhau em óleo quente e frite até dourarem. Depois, retire o excesso de óleo com papel toalha e sirva quando esfriarem. Decore com limão e salsinha. Bom apetite!

DEIXE SUA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui