
Esta clássica sobremesa faz parte do cardápio de milhões de brasileiros espalhados por todo o mundo. É tão popular que há quem acredite que se trata de uma especialidade que nasceu no Brasil. Na verdade, o nosso delicioso e prático pudim é uma receita que tem origem na culinária portuguesa.
Carla Peralva e Dias Lopes, em matéria publicada no site História da Alimentação, indicam que o pudim de leite é uma sobremesa que descende da doçaria portuguesa conventual desenvolvida no país a partir do século 16.
Segundo as autoras, ” (…) no Brasil, o cozinheiro Imperial, de 1840, primeiro livro de cozinha editado no país, trouxe uma receita de pudim de nata. Mas o doce que hoje preparamos é sobretudo elaborado com leite condensado. Raramente se respeita a fórmula original. Poucos discutem essa heterodoxia. Questiona-se apenas se o pudim tem ou não furinhos… Ao incorporar o leite condensado, o doce sofreu uma simplificação. Não há mais necessidade de redução do líquido. Basta misturar uma lata de leite condensado com duas de leite, acrescentar três ovos, bater no liquidificador e despejar tudo em uma fôrma coberta com papel-alumínio; então, leva-se ao forno médio, em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos; a seguir, o pudim vai à geladeira por 6 horas, antes de ser desenformado. Simples e gostoso, não há quem resista.
Veja abaixo a receita da Nestlé (Fonte: receitasnestle.com.br/)
INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
3 ovos
1 xícara de açúcar
CALDA
- Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.
- Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher.
- Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
- Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
PUDIM
- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
- Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.
DICAS
- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
- Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita.
- Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.