Receita rápida de Poutine

Receita originalmente publicada no site cozinhasimples.com.br

0
128
Imagem com uma porção de Poutine, um prato típico canadense de receita simples. A base do Potine é batata frita recoberta com molho de carne e pedacinhos queijo chedar branco ou de queijo coalho.
O poutine é um prato típico de Quebec, Canadá.

O Poutine é um prato simples. É uma mistura de batata frita, com queijo coalho e molho de carne. O segredo do prato está não apenas na qualidade dos ingredientes, mas muito na sua consistência. As batatas devem ser macias e crocantes, o queijo macio e o molho, sempre, com um “toque especial da casa”.

O Poutine é um prato típico da região de Quebec, e tem uma orignam bem controversa. Segundo o site La Banquise a história mais difundida é que o Poutine é originário de um restaurante chamado Le Lutin Qui Rit em Warwick, na região de Arthabaska, em Quebec. Em 1957, um cliente chamado Eddy Lainesse teria pedido ao proprietário Fernand Lachance para misturar a coalhada de queijo com as batatas fritas. Mas, segundo o site, outras versões da origem também são populares e creditados a diferentes restaurantes: Le Roy Jucep, em Drummondville; Nicolet & Saint-Hyacinthe; La P’tite Vache em Princeville.

INGREDIENTES PARA O POUTINE

2 colheres de (sopa) de manteiga sem sal (30 ml)
2 colheres de (sopa) de farinha de trigo (30 ml)
2 xícaras (chá) de caldo de carne
2 dentes de alho picados bem fininhos
1kg de batatas
500g de queijo coalho
Sal e pimenta a gosto

PREPARO DO POUTINE

  • Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a farinha de trigo e misture por 5 minutos ou até que a mistura se torne dourada.
  • Adicione o alho, sal e pimenta e cozinhe rápido, por cerca de 30 segundos.
  • Adicione o caldo de carne e deixe ferver.
  • Misture em fogo baixo até que a mistura engrosse e reserve.
  • Descasque, corte as batatas em palito e as frite.
  • Jogue o queijo coalho cortado em cubinhos e o molho nas batatas.
  • E está pronto pra comer.