Salmão crocante com crosta de amêndoas e ervas

0
219
Chefe Samuel de Alexandria. (Fotos: arquivo pessoal)

Olá! Eu sou Samuel de Alexandria, tenho 24 anos e vim para o Canadá, aos 19, para fazer um curso de Inglês e um College. Em pouco tempo, me apaixonei pelo país. Desde muito pequeno eu gostava de cozinhar. Hoje sou formado em gastronomia pelo George Brown College, em Toronto, onde fiz o Culinary Management por 2 anos. Eu também fiz o meu co-op em um resort em Cancún, Mexico, onde estagiei com grandes chefs.

Samuel (Centro) com colegas de trabalho
Samuel (à direita, agachado) com colegas de trabalho

Essa experiência em outro país foi muito importante para mim. Pude ter uma imersão total na culinária mexicana. Ao voltar para o Canadá, comecei a trabalhar em vários dos melhores restaurantes, para que eu pudesse adquirir mais experiência. Eu sou um cara extremamente detalhista e muito preocupado com a qualidade do que faço. Meu interesse pela profissão só aumenta com o passar do tempo, porque eu amo cozinhar e aprender e isso me motiva a tentar melhorar sempre.

Para inovar no prato da Páscoa e fugir do tradicional bacalhau, preparei uma receita diferenciada: um delicioso “Salmão Crocante” com crosta de amêndoa e ervas, acompanhado por um purê de parsnips (chirívia ou pastinaca) e alho, assado ao forno com alguns vegetais.

Espero que vocês apreciem e se divirtam fazendo esse prato. Bon appetit!

Salmão crocante com crosta de amêndoas e ervas

Ingredientes

  • 2 filés de salmão (250 g cada um)
  • 150 g de couve-de-bruxelas
  • 300 ml de azeite de oliva
  • 2 parsnips
  • 25 g de tomate-cereja
  • 1 limão siciliano
  • 4 dentes de alho
  • 200 g de amêndoas
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 cenouras (baby)
  • 1 ramo de alecrim e tomilho
  • 150 ml de leite
  • 50g de manteiga (temperatura ambiente)

Modo de preparo

  1. Primeiramente, ligue o seu forno a 375 ºF (190 ºC).
  2. Enquanto você espera o forno aquecer, comece a descascar o parsnips, as cenouras e os dentes de alho.
  3. Corte as couve-de-bruxelas, os tomates-cereja e as cenouras na metade. Corte o parsnips em pedaços aproximadamente do mesmo tamanho, para que eles cozinhem por igual.
  4. Quando o forno alcançar a temperatura ideal, tempere o parsnips com azeite, sal e pimenta. Como eu optei por assar meu alho em óleo, então usei um pequeno recipiente, próprio para ir ao forno, com azeite de oliva e os dentes de alho dentro. Asse o pasrnips e o alho por 45m-1hr.
  5. Enquanto nós esperamos, podemos começar a fazer a mistura da farinha de amêndoas com as ervas. Coloque as amêndoas, o alecrim e o tomilho juntos no liquidificador e bata até virar uma farinha fina.
  6. Tempere o salmão com azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Coloque o salmão em uma travessa com papel manteiga e cubra a parte de cima do salmão com a farinha que fizemos. Pressione bem para formar uma crosta.
  7. Tempere as couves-de-bruxelas, os tomate-cereja e as cenouras e coloque todos na mesma travessa do salmão. Leve o conjunto ao forno, para assar por volta de 20-30 minutos
  8. Seus parsnips vão estar parcialmente cozinhados a este ponto. Eu aconselho que você os vire para que eles cozinhem igualmente do outro lado.
  9. Quando seus parsnips e alho estiverem cozidos leve-os ao liquidificador, adicionando o leite e a manteiga. Bata até chegar a uma consistência suave e macia. Sal e pimenta a gosto. Adicione mais leite se quiser um purê mais macio.
  10. Verifique se o salmão e os vegetais estão assados ao seu gosto.
  11. Na hora de servir, coloque primeiro o purê de alho e parsnips no prato, em seguida o salmão, e depois os vegetais.
  12. Use uma ou mais fatias finas de limão em cima do salmão e, se você tiver alguma salsinha ou outro tempero verde em casa, use um pouco para decoração também.
  13. Pronto! Eu espero que você se delicie com esse prato simples, mas cheio de sabor, cores e estilo.
  14. Bon appétit!