Por Natalia Payne Sarti
Especialista RESP, licenciada pela RESPDAC & LLQP, Ontário
Muita gente se dá conta de que a vida adulta está ficando séria (e complicada), quando começa a pensar em economias e investimentos para a família. Somos desafiados a criar uma organização financeira que nos permita viver bem hoje, nos preparar para apoiar nossos filhos para oportunidades no futuro, e ao mesmo tempo nos prepararmos também, para usufruir de uma tranquilidade financeira no momento da aposentadoria.
Felizmente, no Canadá, o governo oferece Planos Registrados, que favorecem para que os investimentos cresçam em valor, ao mesmo tempo em que oferecem benefícios fiscais e incentivos.

Planos RESP e RRSP nada mais são do que veículos de investimentos registrados e regulamentados pelo governo. Apesar de terem benefícios fiscais como ponto em comum, cada um deles tem características próprias, além de finalidades bastante diferentes e específicas. Informações qualificadas, boas orientações e um pouco de criatividade podem tornar a tarefa de equacionar os dois investimentos um pouco mais fácil. Destaco a seguir, nesse artigo, algumas alternativas e cenários possíveis.
- Contribuir para o seu RRSP pode resultar em reembolso de impostos, que quando direcionados para contribuição anual no RESP, permitirão benefício das vantagens dos dois planos;
- Organizar um cronograma de contribuições de forma regrada e consistente, ainda que em valores modestos, pode representar resultados finais importantes no longo prazo. Direcionar parte do Child Care Benefit, se houver espaço no orçamento, também pode ser uma ótima estratégia para utilizar programas do Governo para atrair ainda mais benefícios;
- Contribuir no RESP, observando os limites máximos permitidos, e a partir do início dos estudos Pós-Secundária do beneficiário do plano – redirecionar os valores depositados pela família ao longo do tempo, recebido na maturidade do plano para investimento no RRSP (considerando que haja espaço para contribuições).
Qualquer que seja a forma como você decida se preparar para suas prioridades pessoais e familiares – o importante é tomar uma decisão que faça sentido para seus objetivos e situação financeira específica.
Por Natalia Payne Sarti é especialista RESP, licenciada pela RESPDAC & LLQP, Ontario