Um tributo a Nelson Santos, prefeito da cidade de Kingsville, Ontario

0
49
Nelson Santos, prefeito de Kingsville, Ontário.

Foi um grande prazer, honra e bênção conhecer e entrevistar Nelson Santos, prefeito de Kingsville, Ontário. Kingsville é a municipalidade com status de cidade situada mais ao sul do Canadá, e tem uma população de 21.552 habitantes, de acordo com o Censo do Canadá de 2016.

Nelson nasceu em Harrow, Ontário, uma comunidade no condado de Essex com uma população inferior a 2.000 habitantes. Sua família se mudou para uma casa na Rua Pearl em Kingsville no início dos anos 70, quando ele tinha cerca de 6 meses de idade. Quando criança, ele cresceu falando português apenas em casa e começou a aprender inglês depois de começar o jardim de infância. Ele descreve a barreira do idioma em inglês como desafiadora, causando isolamento das outras crianças de sua turma. Mas, com muito trabalho e apoio do professor de jardim de infância, ele superou essa barreira e ganhou um prêmio no final daquele ano pelo melhor desempenho em sua classe, o que aumentou sua confiança e voz.

Nelson estudou Ciência Política, Administração Pública e Criminologia na Universidade de Windsor. Quatro anos após se formar, ele concorreu à prefeitura e está na carreira política desde então. Não é de se surpreender que Nelson esteja no Conselho de Polícia, já que ele foi exposto ao policiamento por seu tio, policial de Leiria (Reguengo de Fetal), Portugal, que também é a terra natal de seus pais.

Nelson aprendeu excelente ética profissional, moral, valores e integridade de seus pais como novos imigrantes, que, como muitos imigrantes, trabalharam duro para construir este país. A liderança da comunidade foi modelada para ele por seu pai, que, além de contribuir positivamente sendo um cidadão cumpridor da lei para o crescimento econômico do Condado de Essex, também reconheceu a importância de respeitar e preservar sua cultura, costumes e patrimônio com sua família e todos os canadenses. Nelson e seus irmãos participaram de aulas de português para preservar o idioma. Como Harrow, tornou-se uma próspera comunidade de portugueses, perdendo apenas para os pioneiros alemães. O pai de Nelson se juntou aos esforços locais para ajudar a fundar o Clube Português de Camões, que acolhe povos de todas as nações. Para a lista de eventos, consulte o Facebook ou ligue para (519) 738-4021. Eles estendem o convite para visitar o clube durante o horário de funcionamento. O clube está fechado às segundas-feiras (para a lista de eventos, consulte o Facebook ou ligue para (519) 738-4021).

Infelizmente, hoje as aulas de português são limitadas no condado de Essex. Nelson concordou com a importância de manter a cultura, os costumes e o patrimônio de nossa etnia diversificada. Nossa história, nossos antepassados ​​são nosso legado. Duas das minhas citações favoritas que substanciam esse comentário são de Steve Berry, um autor americano e ex-advogado: “Um esforço conjunto para preservar nossa herança é um elo vital para nossos legados culturais, educacionais, estéticos, inspiradores e econômicos – todas as coisas que literalmente nos fazem quem somos”; e Mahatma Gandhi: “A cultura de uma nação reside no coração e na alma de seu povo.” Adotando essa noção, não é surpresa ver a comunidade de Kingsville se unir aos Jogos das Terras Altas (Highland Games), trazidos de volta à cidade. Um evento que ele pensava atrair 2.500 espectadores esgotou suas expectativas ao atrair mais de 7.500 espectadores.

Pesca em Kingsville

A pesca continua a ser uma indústria muito importante em Kingsville devido à sua localização ao longo da costa norte do Lago Erie, de modo que os portugueses contribuíram com suas habilidades e trabalho duro para construir essa indústria nesta região do país. Como uma comunidade da região do Condado de Essex, Kingsville tem uma localização única como a cidade mais ao sul do Canadá e desfruta do clima mais quente de qualquer cidade de Ontário. Sua região está localizada na mesma latitude do norte da Califórnia. A temperatura média atinge acima de 50 ºF (10 ºC) por 223 dias do ano.

Kingsville é principalmente uma comunidade agrícola. Vizinha do município de Leamington, Kingsville participa da hospedagem de maior concentração de estufas de vegetais na América do Norte. Eles produzem tomates, pepinos, pimentões, morangos, flores e vasos de plantas. Kingsville é o lar de quatro vinícolas, incluindo Pelee Island Winery, a maior do Canadá, que produz uma variedade de vinhos premiados de seus vinhedos locais. Trazendo seus conhecimentos e habilidades como renomados fabricantes de vinho, os enólogos portugueses são contratados diretamente de Portugal para trabalhar nas melhores vinícolas de Kingsville.

Existem inúmeras oportunidades de turismo e lazer em Kingsville. O Jack Miner Bird Sanctuary oferece oportunidades abundantes de observação de pássaros. Suas trilhas ativas incluem o Chrysler Canada Greenway, que se interconecta com a National Waterfront Trail. As instalações marítimas incluem a Marina de Cedar Island e o Yacht Club e abrigam um porto de trabalho internacional no porto de Kingsville.

A região é um local acessível para fazer negócios, observando que o custo das terras com serviços está entre os mais atraentes do continente. A revista canadense intitulada “Canadian Business and Profit” classificou a região de Essex-County na 25ª posição geral como os melhores lugares para se fazer negócios no Canadá. Seus custos de moradia estão entre os mais acessíveis do Canadá. Sua proximidade com a passagem de fronteira mais movimentada da América do Norte faz de Kingsville um local desejável.

Como prefeito de Kingsville, Nelson Santos oferece um convite pessoal a nossos leitores e a todos no mundo para visitar Kingsville. Não deixe de visitar a pitoresca vila de Cottam, a pacífica Hamlet of Ruthven ou o movimentado centro de Kingsville, com acesso às impressionantes vistas do lago Erie, entre as costas mais ao sul do Canadá. A cidade de Kingsville é uma comunidade única que se orgulha de sua rica herança, clima confortável e vistas e sons abundantes de seus festivais e eventos especiais durante todo o ano (para maiores informações, acesse www.MyKingsville.ca),

O prefeito Nelson cita a autora Nora Roberts: “Se você não der um passo à frente, estará sempre no mesmo lugar.” A razão para isso é porque essa comunidade está constantemente impulsionando, aprendendo, crescendo e passando por um desenvolvimento. Ele descreve isso para seguir em frente e focado em objetivos e visões regularmente.

“Há algo sobre ter nossas vozes de negócios, nossos residentes e nossa comunidade participando e se comprometendo a ‘visionar’ o nosso sucesso futuro. Cada um deles oferece informações e apoio importantes para orientar o município no estabelecimento de metas e decisões finais, que incluem o investimento em infraestrutura e programas-chave focados no estabelecimento de um ambiente que aumentará o sucesso – isso aumentará o investimento, isso vai crescer e apoiar nossas comunidades”, diz o prefeito Nelson.

Explore e descubra Kingsville e, talvez, faça dele a casa de sua escolha. Esta é uma comunidade tranquila, pacífica, pequena, mas unida, onde você pode viver, trabalhar, se divertir e crescer juntos. Obrigado/Thank you/Merci, Mayor Nelson, por sua liderança comunitária, motivação e inspiração para nossa futura geração… e por ser o orgulho do Canadá e de todas as comunidades e nações de língua portuguesa em nível internacional.

Este artigo foi desenvolvido com o apoio do National Ethnic Press and Media Council of Canada, no âmbito do programa Local Journalism Initiative (LJI), fortalecendo a voz de pequenas comunidades de língua portuguesa em áreas remotas do Canadá. Atribuição Creative Common: CC by BrazilianWave.org