Santo Antônio de Lisboa – Um Refúgio Açoriano em Florianópolis

Se você está em busca de uma experiência autêntica e cheia de encanto, não pode deixar de explorar Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais charmosos de Florianópolis, no Brasil. Lá, as ruas de paralelepípedos e as casas coloridas nos transportam para um passado rico em herança cultural açoriana.

Situado na região noroeste da ilha de Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa foi um povoado fundado por imigrantes vindos dos Açores, ainda no século XVIII. Suas ruas, festas e sabores contam a história de um povo que cruzou o Atlântico em busca de um novo lar e que, ao longo dos séculos, soube preservar e celebrar suas raízes.

Praça central do bairro Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, Santa Catarina (Foto: dreamstime.com)

Passeando pelo Bairro Açoriano Santo Antônio de Lisboa

Em nossa visita a Florianópolis, meu marido e eu decidimos explorar esse bairro pitoresco que nos prometia uma imersão na cultura açoriana. Ao chegarmos, ficou evidente a beleza e autenticidade cultural do bairro. É uma visita obrigatória no roteiro turístico da cidade encantada.
Casarões históricos coloridos emoldurados por ruas estreitas de paralelepípedos davam a sensação de uma volta no tempo. A arquitetura imponente da icônica Igreja de Nossa Senhora das Necessidades ratificou nossas emoções e nos impressionou.

A Cultura nas Ruas

Lojas de artesanato, boutiques e galerias de arte pontuavam o nosso caminho. Eu não resisti em entrar em várias delas, atraída por toalhas e roupas arrematadas com renda de bilro. Também, pelos azulejos feitos em cores vibrantes e padrões únicos, tipicamente açorianos. As ruas do bairro são palco de festividades locais, como a Festa do Divino Espírito Santo. Envolvem procissões, danças típicas e pratos tradicionais que unem a comunidade e encantam os visitantes.

Fachada de casarão com arquitetura colonial portuguesa, no bairro de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, Santa Catarina (Foto: dreamstime.com)

Delícias Gastronômicas

A gastronomia de Santo Antônio de Lisboa é um destaque à parte. Em um bem cuidado restaurante à beira-mar, nos deliciamos com o delicioso prato tradicional Peixe na Telha acompanhado de camarões grelhados. Também, não faltaram as ostras bem frescas, produzidas nas fazendas marítmas locais. Florianópolis abriga um dos mais aclamados circuitos gastronômicos de frutos do mar do país.

Belezas Naturais

Pela tarde, exploramos a Praia do Sambaqui, uma extensão de areia branca e águas cristalinas de maravilhar turistas e brasileiros. A beleza natural da paisagem e a serenidade do mar nos obrigavam a muitas paradas: um verdadeiro turismo de contemplação!
Tivemos a oportunidade de mergulhamos ainda mais na cultura local, ao participar de um evento comunitário na praça principal do bairro. Entre música, barraquinhas e conversas animadas, nos sentimos verdadeiramente parte da comunidade. A preservação do patrimônio cultural é evidente, com um equilíbrio entre tradição e modernidade.

Vista geral do bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, Santa Catarina (Foto: dreamstime.com)

Vivenciando a Cultura Local

Já perto do anoitecer, participamos de um evento comunitário na praça principal de Santo Antônio de Lisboa. Boa música e conversas animadas nas mesas e nos grupos nos trouxeram um sentimento gratificante de pertencimento ao ambiente, juntando os diferentes tempos de passado, presente e futuro.

Essa experiência nos deixou com vontade de voltarmos uma outra vez. Queremos aprender mais sobre a história e a cultura dos açorianos e, certamente, aproveitar a magia dessa ilha encantadora.


O blog Cafe Viagem apresenta dicas interessantes sobre o bairro Santo Antoio de Lisboa: https://cafeviagem.com/santo-antonio-de-lisboa-o-que-fazer/

Advertisement

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here