Você sabia que o Canadá tem uma Paris?

Canadá, nosso para descobrir: Paris, Ontário, pode preencher sua viagem de um dia com charme e personalidade - Assista o vídeo de Marcello Pereira

Marcello Pereira, jornalista e colaborador da Wave Magazine, foi convidado pela prefeitura de Paris, Ontário, para desfrutar de um dia nessa encantadora cidade e ressalta: “Não é à toa que Paris foi eleita a cidade mais pitoresca do Canadá. A apenas 1 hora e 20 minutos de Toronto, tornou-se um destino de um dia muito procurado por quem deseja escapar da agitação urbana. Para aqueles que estão em Toronto-GTA e procuram uma escapadela de fim de semana ou até mesmo um dia de exploração, Paris é uma excelente opção”.

Veja o vídeo de Marcello em Paris, Ontário (siga esse link➜)

🎬 Canadá, nosso para descobrir: Paris, Ontário, pode preencher sua viagem de um dia com charme e personalidade

Cena de rua no centro de Paris, Ontário (Foto: Harold Stive)

Não, não é a Paris da Torre Eiffel, do Louvre e do Arco do Triunfo. Esta Paris é uma charmosa cidade em Ontário, próxima a Kitchner/Cambridge, que abraça a sua identidade de underdog com um humor que até mesmo o mais estoico parisiense apreciaria. Mas, qual a origem do nome?

A história que se ouve localmente é que, reconhecendo a importância do impacto das reservas locais de gipsita – matéria prima do gesso – na criação da cidade, os colonos originais foram influenciados pelo fato de Paris, na França, fazer uso e ter também grandes reservas de gesso. Talvez, esperando um crescimento e uma prosperidade semelhantes ao do grande centro metropolitano europeu, deram ao seu assentamento o nome de Paris.

Enquanto Paris, França, ostenta marcos mundialmente famosos e uma aura de sofisticação, a pequena Paris, Ontário, oferece uma abordagem tímida e descontraída, convidando os visitantes a explorar suas ruas e arredores pitorescos, num piscar de olhos.

Fachada histórica do Hotel Arlingon (Foto: Harold Stive)
Vista aérea de Paris, Ontário, no início de outono (Foto: Harold Stive)
Rota de Toronto a Paris, Ontário (Fonte: Google Maps)

🎬 Canadá, nosso para descobrir: Paris, Ontário, pode preencher sua viagem de um dia com charme e personalidade (siga esse link➜)

QUER SABER MAIS SOBRE OUTRAS CIDADES EM ONTÁRIO? Ouça também o podcast: Ontário não é só Toronto. Aqui você vai conhecer a história de brasileiros que resolveram morar em lugares menores, em Ontário. São 10 episódios, cobrindo as seguintes cidades: Welland, Sudbury, Timmis, Innisfil, S. Catherines, Kanata, London, Kingston, Cambridge, e Ancaster/Hamilton.

Advertisement